Rotary Clube Internacional comemora centenário

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
21/02/2005 - Organização reconhecida pela ONU recebe homenagem da Câmara pelos 100 anos de trabalhos prestados ao mundo

Nessa terça-feira, dia 22 de fevereiro, será realizada Sessão Solene em homenagem aos 100 anos do Rotary Clube Internacional. O evento será realizado às 19h, no plenário da Câmara Municipal e contará com a presença de autoridades e representantes do Rotary. Entre eles o Governador do Distrito 4670 do Rotary Alto Petrópolis em Porto Alegre, Emanuel Ângelo Barata, e o Presidente do Rotary Novo Hamburgo, Vítor Hugo Mignone. Essa Sessão solene é de autoria do vereador Gerson Peteffi.

O Rotary Clube Internacional foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Illinois, no estado de Chicago, Estados Unidos. O idealizador da primeira organização prestadora de serviços humanitários no mundo foi Paul P. Harris, nascido em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, Estados Unidos. Formado em direito trabalhava pela justiça e desejava resgatar a sensibilidade de um clube prestador de serviços profissionais como o que existia nas pequenas cidades em sua juventude.

A origem dos trabalhos prestados por diversas empresas deu-se pela prática adiantada de reuniões realizadas nos escritórios dos membros. Embora a Fundação Rotária tenha sido oficialmente estabelecida em 1928, contribuições significativas para custear os programas só foram recebidas a partir de 1947, ano do falecimento de Paul Harris.

A propagação da popularidade dos trabalhos desenvolvidos por empresários espalhou-se por todo o país, de São Francisco a Nova Yorque. Em 1921, os clubes expandiram-se por seis continentes. O Rotary não visa os interesses profissionais e sociais dos membros, mas contribuem ao incentivo de trabalhos desenvolvidos pelas comunidades, e é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas. Mais tarde a organização publicou um código de ética especificando o que deve ser feito por seus membros. Essas normas foram traduzidas em centenas de idiomas.

Durante e depois da II Guerra Mundial, os rotarianos ficaram cada vez mais envolvidos em promover a paz internacionalmente. Uma conferência realizada em Londres em 1942, semeou informações para as Organizações Unidas das Nações Educacionais, Científica e Cultural (UNESCO), onde membros da Rotary serviram de porta-voz aos acontecimentos que deveriam ser resolvidos pelas Nações Unidas.

Muitos são os incentivos e contribuições, atualmente o Rotary Internacional arrecada em torno de 80 milhões de reais anualmente, onde investem em programas educacionais e concessões humanitárias, proporcionando esperança de uma vida melhor para todo o mundo. O Programa da Fundação Rotária mais conhecido é o de Subsídios Equivalentes, que equipara as contribuições dos clubes e distritos para projetos que envolvem Rotary Clubes em dois ou mais países. Cerca de 2500 subsídios equivalentes são outorgados anualmente pela Fundação Rotária. O Subsídio Individual é um programa de apoio aos rotarianos, cônjuges, rotaractianos e ex-participantes de programas da Fundação Rotária no planejamento de projetos ou participação direta na prestação de serviços as comunidades carentes, e o Subsídio Distrital Simplificado patrocina projetos de serviços comunitários com a participação ativa e pessoal de rotarianos e sem a necessidade de um parceiro internacional. Existe ainda o incentivo a professores universitários lecionar em países em desenvolvimento, que os possibilita a compartilhar os seus conhecimentos em partes do mundo onde estes são extremamente necessários.

Em 1985 a organização assumiu um compromisso que ficou marcado na história da saúde mundial. Foi a campanha de imunização das crianças de todo o mundo contra a poliomielite, contribuindo com bilhão de dólares para a causa.

Com o passar dos tempos o Rotary foi readequando-se com as transformações humanas. Uma dessas mudanças foi em 1989, quando a organização admitiu mulheres no grupo. Atualmente o Rotary compreende em torno de 90 mil mulheres.

Depois da queda do Muro de Berlim e da crise soviética, os clubes se restabeleceram em diversos países da Europa central e oriental, e hoje existe quase 30 mil Rotary Clubes espalhados em 160 países.