Solenidade registra 35 anos de fundação do Colégio Sinodal da Paz

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
25/11/2004 - Iniciativa da Câmara é do vereador Ricardo Ritter (PDT)

Estudantes, professores e familiares reuniram-se na Câmara Municipal para festejar os 35 anos do Colégio Sinodal da Paz, localizado no Bairro Industrial, em Novo Hamburgo. A Sessão Solene, realizada no dia 25, reuniu vereadores e diversas autoridades. Em nome do autor da proposta, ausente por motivo de força maior, o vereador Teo Reichert (PDT) destacou a importância da educação na formação dos jovens, citando o caso dos próprios filhos que ali estudaram e que, na sua avaliação, tiveram um excelente preparo.

Os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Fundamental interpretaram melodias da peça teatral -os Saltimbancos- e o Grupo Instrumental de Alunos, regidos pelo Maestro Marcelo Kamien, fizeram uma apresentação especial.

Também manifestaram-se da tribuna os vereadores Renan Schaurich (PTB), Ralfe Cardoso (PT) e Lucindo Amaral (PTB). Renan Schaurich falou das qualidades do ensino oferecido pela escola e também das dificuldades que, por certo, enfrentam, salientando o valor dos conceitos de moral e ética que são transmitidos. Ralfe Cardoso elogiou o trabalho da escola, mas lembrou daqueles que não têm condições de acesso a esse nível de ensino. Chamou a atenção para a diferença que faz na formação educativa de uma criança aprender músicas de autores qualificados como Chico Buarque de Holanda. Disse que a luta maior é fazer com que a qualidade do ensino chegue a todos os cidadãos. Lucindo Amaral citou o empenho de pais e professores na consolidação do projeto que culminou com a criação do Colégio Sinodal da Paz e solicitou que as crianças abraçassem os professores presentes no plenário.

O Pastor Carlos Eduardo Muller Bock, diretor-geral da Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial - ABEFI, entidade mantenedora do Colégio, agradeceu a homenagem e falou da mudança histórica promovida por Martim Lutero na sociedade, em especial na educação. Quando se fala do Evangelho, disse o Pastor, fala-se também e principalmente de educação. -Não se têm homens e mulheres livres sem educação,- relatando o trabalho social que é realizado pela Associação.Homenageou o fundador da ABEFI, diretores e professores, agradecendo a colaboração de todos.

A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Lucindo Amaral, vice-presidente da Câmara no exercício da presidência.

A programação oficial do aniversário contou com uma celebração de ação de graças, abertura da Feira de Projetos no Colégio, inauguração do monumento alusivo à data na Praça do Imigrante e Sessão Solene na Câmara Municipal de Novo Hamburgo.