O PREFEITO ELEITO JAIR FOSCARINI REVELA AS PRIMEIRAS MUDANÇAS PARA 2005

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
25/11/2004 - Anúncio foi feito na sala da presidência da Câmara Municipal, com a presença da imprensa, do presidente do PMDB, João Raimundo Fonseca e de vereadores.

Maria Rosa Silveira ocupará a Secretaria Especial de Assessoramento, acompanhando o desenvolvimento do plano de governo em todas as secretarias.

A Secretaria Municipal de Planejamento ficará a cargo do próprio prefeito Jair Foscarini, que pretende acumular as duas funções nos primeiros seis meses de governo. -O objetivo é economizar, conhecendo a realidade da Prefeitura e acompanhar de perto todos os gastos. Queremos ter a Prefeitura na mão-, disse Jair, acrescentando que o acúmulo das funções não irá atrapalhar o andamento das suas atividades.

A Fenac sofrerá uma redução de 25% nos cargos da diretoria. Na Comusa esta redução será de 20%, sendo que nos dois casos os salários dos diretores serão reduzidos, passando ao valor do que é pago a um secretário municipal. A economia estimada deverá ser de R$ 18 mil ao mês, aproximadamente. A justificativa de Jair Foscarini é que tanto a Fenac como a Comusa apresentam prejuízo operacional há vários anos e é preciso equilibrar as contas.

A Secretaria Municipal para Assuntos Intergovernamentais será extinta. Os gastos com a manutenção do cargo em Brasília, em 2003, foram de R$ 240 mil. A Prefeitura irá utilizar a estrutura do gabinete do governador Germano Rigotto, em Brasília, que poderá prestar o assessoramento necessário para Novo Hamburgo, como explicou Jair.

Também será extinta a Secretaria Municipal de Compras, que voltará a ser uma diretoria. O que ainda não está decidido é se esta diretoria estará ligada à Secretaria do Planejamento ou da Administração. A assistência social será reformulada e setores como o da juventude, do desporto e do turismo terão atenção especial, com o remanejamento de diretorias. Os jovens terão prioridade na próxima administração municipal, como garantiu o prefeito eleito.

Jair Foscarini adiantou que na próxima quinta-feira, 02/12, às 14h, anunciará os nomes de, no mínimo, mais quatro secretários e alguns diretores.