Câmara reconhece trabalho desenvolvido pela empresa Azaléia

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
25/11/2004 - Vereador Raul Cassel manifesta aplauso a Calçados Azaléia pelo lançamento do Instituto Nestor de Paula

Foi aprovada, por unanimidade, a Moção de Aplauso à empresa Calçados Azaléia SA, pelo lançamento do Instituto Nestor de Paula, lançado no último dia 18 na Fiergs, em Porto Alegre.

O Instituto Nestor de Paula apresentará inicialmente três seguimentos:

- Apoio à Educação Infantil no setor público e privado para o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos. Contempla desde o aspecto educacional e intelectual ao físico e pedagógico.

- Apoio a programas e projetos complementares à escola para o atendimento de crianças e adolescentes de sete a quatorze anos. Visa a valorização da cidadania.

- Apoio a programas e projetos de formação e capacitação profissional, com atividades voltadas aos jovens. Um dos objetivos primordiais é o preparo para a inserção no mercado de trabalho.

A operacionalização está prevista para 2005, após a conclusão das formalidades legais. Os seus principais objetivos serão a preservação e a divulgação dos valores humanitários do fundador da Azaléia, com atuação centralizada nas regiões onde existem unidades da fábrica: Rio Grande do Sul, Bahia e Sergipe. O Instituto irá buscar parcerias com governos, iniciativa privada e nas próprias comunidades nas quais está inserida para a realização de ações em educação e formação infanto-juvenil.

O princípio adotado pelo Grupo Azaléia desde os anos 90, o incentivo à educação de crianças e adolescentes, culmina hoje com o lançamento do Instituto Nestor de Paula na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre. O Instituto carrega o nome do fundador da empresa, falecido em 23 de janeiro deste ano, que deixou um legado como empreendedor ao erguer uma das cinco maiores indústrias calçadistas do mundo e ao tornar a marca Azaléia famosa internacionalmente.

-Desde que perdemos Nestor pensamos em dar continuidade à obra e aos valores que o marcaram como empresário e como ser humano. Quando ninguém falava em responsabilidade social, Nestor já a praticava- conta o atual presidente da empresa, Antônio Britto Filho.

Já em 1991, com o projeto Construindo o Futuro - Azaléia 2001, o grupo tornou-se pioneiro em responsabilidade social na indústria brasileira, sob a direção de Nestor Herculano de Paula.

-A empresa só cresce se seus funcionários crescerem junto. E quando isso acontece, toda a sociedade se desenvolve-, dizia Nestor de Paula, ao mostrar-se preocupado com a educação, saúde, habitação, transporte e segurança de seus funcionários.