01/06/2011 - Frente Calçadista em missão oficial no SICC

por tatianelopes — última modificação 16/10/2020 19h53
Vereadores destacam que Município perdeu com a ausência da Casa de Novo Hamburgo no evento

Em missão oficial, na manhã desta quarta-feira, dia 1°, os vereadores Antonio Lucas (PDT) e Volnei Campagnoni (PCdoB) representaram a Câmara Municipal, através da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista, na 20ª edição do Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), realizado em Gramado. A feira acontece de 31 de maio a 3 de junho e conta com mais de 800 marcas e 361 expositores de todo o Brasil.

De acordo com Frederico Pletsch Neto, diretor da Merkator, empresa responsável pelo SICC, a feira abrange diversas linhas, desde as mais populares às mais chiques. "Passamos a ser a feira de lançamentos do Brasil. Somos a maior do Rio grande do Sul e queremos qualificá-la cada vez mais", disse. De acordo com ele, o SICC traz os principais lançamentos em calçados da temporada primavera-verão 2011/2012. A estimativa é de que cerca de 17 mil pessoas passem pelo Salão até o término do evento. Neto destacou ainda que, desde a primeira edição, a feira cresceu geometricamente. 

Casa de Novo Hamburgo

Antonio Lucas, presidente da Frente Parlamentar, lamentou que neste ano a Casa de Novo Hamburgo não tenha participado do SICC. De acordo com ele e Volnei, a ausência se deve ao fato de, no ano passado, o lugar disponibilizado para os expositores ter sido de má qualidade e em local desapropriado. Em conversa com expositor do Município frisaram que a ideia da Casa de Novo Hamburgo era realmente muito boa. "Foi iniciativa da Câmara Municipal a sua criação", revelou Lucas. "A pressão inicial foi toda nossa", complementou Volnei.

Algacir Lemos e Ana Lucia, da Anna Gouveia, também lamentaram o fato. Segundo eles, a participação individual de pequenas empresas em eventos como esse fica complicado. "Nós só podemos aderir após intensa negociação. E temos de nos fazer presentes, pois não trabalhamos com representantes, então as feiras são essenciais". Eles aproveitaram para elogiar os vereadores pela iniciativa da criação da Casa de Novo Hamburgo –idealizada para que o nome de Novo Hamburgo seja levado às principais feiras da área, projetando o setor industrial da cidade.


"O Salão e Mostra de Sapiranga são os melhores eventos para as pequenas e médias empresas", disse Frederico Pletsch Neto. Conforme ele, muitas empresas estão preferindo o SICC à Couromoda. Ana Lúcia concordou: "lá somos apenas um grãozinho de areia". Ricardo Hugenthobler, expositor de Estância Velha, complementou dizendo que o SICC está cada vez melhor. "Para nós, é melhor participar do Salão do que ir à Couromoda, porque nosso segmento de produtos e nossa representatividade é maior aqui no sul do Brasil".

Para os vereadores da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Calçadista a adesão da Casa de Novo Hamburgo na 21ª edição do Salão é fundamental. "Não podemos deixar de participar de um evento tão representativo como esse. O Município acabou perdendo por não participar", disse Volnei.