Brigada Militar foi homenageada pela Câmara

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
19/11/2004 - Vereadores prestam homenagem aos 167 anos de serviços prestados ao Estado

Nesta última quinta-feira, a pedido do líder do governo Ricardo Ritter, parte do Expediente da Sessão Ordinária foi destinado a homenagear os 167 anos de criação da Brigada Militar do Estado.

Estiveram presentes todos os Oficiais da 3° BPM de Novo Hamburgo, a Banda da Guarda, que tocou o Hino Nacional na abertura e Rio Grandense ao final da homenagem. Participaram também o Tenente-Coronel Luiz Felipe Marques Seadi, Coronel José Carlos Trevisan, Coronel Evaldo Gomes Rodrigues, Comandante Regional do Vale dos Sinos, e demais autoridades.

Segundo Ricardo Ritter, a Brigada Militar é fundamental para o bem estar das famílias gaúcha. Espera poder contribuir para aumentar o efetivo de oficiais na cidade de Novo Hamburgo, problema causado pelos baixos salários, que dificulta trazer recrutas para residir na cidade .

Vereadores representando seus partidos também fizeram uso da palavra. Lucindo Amaral do (PTB); falou sobre a brava história da BM, Abrelino Rodrigues ( PMDB); mostrou-se orgulhoso em saber que por dignidade não existe interesses partidários, Renan Schaurich (PTB); disse que o povo gaúcho confia no trabalho desenvolvido e espera que possa ter um maior reconhecimento pelo Governo do Estado e Darwin Kremer( PSDB); reforça o que foi dito por cada vereador e diz que se orgulha em ler nos jornais, o índice das entidades de maior credibilidade do Brasil, onde a BM aparece quase sempre em 1º lugar.

Para o Coronel Evaldo Gomes Rodrigues, Comandante Regional do Vale dos Sinos, os 167 anos da BM, é mais que uma comemoração, é a celebração de trabalho, data para ser lembrado os bons e maus momentos da entidade. Muitos oficiais perderam suas vidas a trabalho, todos trabalham sem estrutura adequada, mas nunca deixa de fazer o que é necessário para o bem da comunidade.

Durante esses 167 anos, a Brigada Militar busca zelar pelo bem estar das famílias gaúchas. Vários programas foram desenvolvidos ao longo do trabalho da BM, alguns reconhecidos nacionalmente, como a -Vigilância Solidária- inaugurado em 26 de abril deste ano e apresentado recentemente para os vereadores pelo Comandante do 3° BPM de Novo Hamburgo, Tenente-Coronel Luiz Felipe Marques Seadi, durante sessão ordinária.

No dia 18 de novembro de 1837, através da lei n°7, o Presidente da Província Gen. Elseário de Miranda e Brito, resolve criar o CORPO POLICIAL da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. No ano de 1873, extingue-se o Corpo Policial e forma-se a FORÇA POLICIAL. Desde então, a partir da Proclamação da República do Brasil, em 1889, começa a ser incorporado outras denominações, como a GUARDA CÍVICA no ano de 1889, o CORPO POLICIAL em 1889, até chegar na atual BRIGADA MILITAR, criada em 1892.

Com o definitivo nome, a Brigada Militar participou de inúmeras revoluções históricas no Brasil, como em 1893 a 1895 (Revolução Federalista) 1923 (Revolução Assisista) 1924 (em São Paulo) 1926 (em Santa Catarina e Paraná) 1930 e 1932 (no Estado e em São Paulo).

Hoje a história da Polícia Militar gaúcha, com mais de um século e meio de existência, confunde-se com a própria história do Estado do Rio Grande do Sul, moldando-se às necessidades de segurança da população, incorporando atividades diversas atividades policiais e de bombeiros.

A Brigada conta também com um museu, criado em 1947, pelo jovem Tenente, hoje Coronel Reformado, Hélio Moro Mariante, com o intuito de preservar a história e guardar a memória da Brigada Militar. Sua criação foi institucionalizada através do Decreto Estadual nº 32.030, de 14 de outubro de 1985, assinado pelo governador Jair Soares e sua instalação ocorreu em 13 de março de 1987, no prédio da Linha de Tiro da Brigada Militar. O prédio da Linha de Tiro foi inaugurado no ano de 1910, na grande área rural denominada -Chácara das Bananeiras-, que deu origem ao complexo da Escola de Oficiais da Brigada Militar. Pelas características de sua arquitetura, ao completar 80 anos, o prédio do Museu da Brigada Militar foi tombado como Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, por ato governamental.