Comandante do 3° BPM fala sobre atuação da Brigada Militar em Novo Hamburgo

por admin última modificação 16/10/2020 19h53
09/11/2004 - O convite foi feito pelo vereador Ricardo Ritter, líder do governo.

O comandante do 3ª Batalhão do Polícia Militar (BPM) de Novo Hamburgo, Tenente-Coronel Luiz Felipe Marques Seadi, falou nesta terça-feira sobre o trabalho realizado pela Brigada Militar desde 23 de março deste ano, quando assumiu o comando do 3ª BPM. Ele fez questão de trazer todos os Oficiais do Batalhão, que são responsáveis pelo sucesso dos programas de segurança desenvolvido no município.

Apresentou uma panorâmica de vários programas realizados pela polícia militar na cidade, como a Operação Escola, o Sistema de Patrulhamento no centro, e o programa Vigilância Solidária, de repercussão nacional, que permite os taxistas integrar uma rede de rádios que possibilita a troca de informações com a Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Estadual e Federal, inaugurado em 26 de abril de 2004. Segundo o comandante, desde a implantação do sistema, foram registradas apenas três tentativas frustradas de assalto.

O sistema é constituído por um rádio, instalado na central de táxi, que funciona 24h, ligado à sala de operações do 3ª Batalhão de Polícia Militar (BPM). As informações circulam entre os taxistas e autoridades. Desta forma alguém pode informar pela rede algum detalhe importante, como a descrição de um suspeito ou a localização de um veículo roubado, que contribui para eficiência no trabalho da polícia. O taxista está apto a comunicar qualquer ocorrência, um crime com arma de fogo ou simples dano ao patrimônio público, servindo de apoio aos mais de 300 policiais espalhados na cidade. Para se comunicar com a Brigada são usados códigos secretos em alerta à sala de operações do 3º BPM. O sistema tem a parceria da prefeitura municipal.