Comissão da Câmara mobilizada novamente pelo trem
A Comissão Especial Pró-Trensurb da Câmara Municipal reuniu-se, na tarde de hoje, com a direção da Trensurb, para definir uma estratégia de ação conjunta frente à decisão favorável do Tribunal de Contas da União (TCU).
O Tribunal analisou o processo que envolvia a licitação para a contratação das obras e não encontrou problemas. O Sindicato Nacional da Indústria da Construção havia apontado irregularidades e o superfaturamento da obra, orçada em R$360 milhões.
Com a decisão favorável do TCU, o edital de licitação poderá ser reaberto. Para que as obras possam se realizar é necessária a inclusão de emenda no orçamento da União para 2005.
A Comissão da Câmara, presidida por Ralfe Cardoso (PT), buscará o apoio da bancada gaúcha em Brasília, visando à inclusão de emenda no orçamento, e do deputado estadual Jair Foscarini, para que o Executivo Municipal também participe das negociações.
A Comissão Especial Pró-Trensurb foi formada em fevereiro deste ano e é integrada pelos vereadores Gilson Thöen (PSDB, autor da lei que define o traçado do trem e impede a divisão da cidade, como aconteceu com Canoas), Lucindo Amaral (PTB), Teo Reichert (PDT) e Marco Antônio Becker (PMDB).
No último mês de maio a Comissão esteve em Brasília. Manteve conversações com o Ministro Relator do TCU, Ubiratan Aguiar, e obteve apoio da bancada gaúcha.
A reunião de hoje à tarde aconteceu no gabinete da presidência, com a presença dos vereadores Sérgio Schuck (PTB), Ralfe Cardoso e Luis Carlos Schenlrte (PMDB). Compareceram o presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates Cunha; o ex-presidente Marco Maia; o diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Paulo Timoteo e o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Humberto Kasper.