Resultado da busca

183 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Palestra para público interno aborda habilidades humanas nas relações profissionais
por Luís Francisco Caselani publicado 22/03/2019 última modificação 22/03/2019 18h35 — registrado em: ,
22/03/2019 – Criada em 2014, a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo tem suas atribuições voltadas, entre outras coisas, para a capacitação interna. Foi com esse objetivo que o órgão promoveu na manhã desta sexta-feira, 22 de março, uma palestra para servidores efetivos, cargos comissionados e estagiários sobre a importância do desenvolvimento de habilidades humanas no mundo atual, em especial nos ambientes laborais. Em tom de conversa, o professor universitário Luís Alexandre Cerveira destacou tendências na gestão de pessoas e relações profissionais em um ambiente imerso em novas tecnologias.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Palestrante destaca a importância da participação feminina na política e nas instituições
por Jaime Freitas publicado 08/03/2023 última modificação 08/03/2023 20h52 — registrado em: , ,
08/03/2023 – No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, a sessão da Câmara de Novo Hamburgo foi aberta com uma reflexão sobre a importância da participação feminina na política. O debate, proposto pela vereadora Tita (PSDB), contou com a presença da servidora pública Débora do Carmo Vicente. Chefe da seção de programas institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, ela ocupou a tribuna e destacou a necessidade de estimular a participação de um maior contingente de mulheres na política e em espaços institucionais.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Plataformas de ensino a distância e oferta de cursos pautam encontro de rede de escolas de governo gaúchas
por Maíra Kiefer publicado 28/04/2020 última modificação 29/04/2020 18h26 — registrado em: ,
28/04/2020 – Por meio de videoconferência, a Rede de Escolas de Governo dos Municípios do RS reuniu-se na sexta-feira, 24, para a apresentação da logomarca do grupo e de relatórios sobre os cursos e treinamentos ofertados no último mês, durante o qual houve a suspensão de uma série de atividades presenciais em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Além disso, os participantes debateram a implantação de plataformas de ensino a distância, medida que deverá ser posta em prática em breve pela Escola de Gestão de Porto Alegre. A EducaPOA contará também com vagas reservadas às instituições associadas. A diretora Maria Carolina Hagen, da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, está fazendo levantamento entre diversas entidades sobre os requisitos para a adoção desse tipo de ferramenta.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Plenário volta a receber sessão do Vereador Mirim após quatro anos
por Luís Francisco Caselani publicado 19/10/2023 última modificação 19/10/2023 23h37 — registrado em: ,
19/10/2023 – A pandemia transformou os métodos de acesso a diversos espaços, inclusive a Câmara de Novo Hamburgo. Embora algumas relações tenham sido estreitadas, a partir da consolidação de ferramentas digitais, outras iniciativas precisaram ser deixadas de lado. Uma delas foi o Vereador Mirim. Sucesso em suas três primeiras edições, o projeto passou por uma longa pausa nos três anos seguintes. A retomada, no entanto, foi em grande estilo. Com novas parcerias, a versão 2023 ampliou o público-alvo e tornou o processo eleitoral mais atrativo, com a utilização de urnas eletrônicas. O trabalho desenvolvido ao longo de sete meses chegou nesta quinta-feira, 19, a seu ápice. Reunidos no Plenário da Câmara, os vereadores mirins ocuparam as bancadas, conduziram sua própria sessão e defenderam propostas de melhorias para suas comunidades, seus bairros e o município como um todo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Prazo para o Prêmio Leopoldo Petry será estendido até o dia 30
por Maíra Kiefer publicado 04/10/2018 última modificação 08/10/2018 12h29 — registrado em:
04/10/2018 – Foi prorrogado para o dia 30 de outubro o prazo de inscrições para a participação no 1º Prêmio Leopoldo Petry de Literatura. Nesta edição, a premiação será concedida aos melhores textos elaborados por alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais. As instituições deverão enviar os textos dos estudantes para o email escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br. O material, sem identificação do autor, deverá ser numerado e com o nome do professor responsável.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Prefeitura prevê que 80% das demandas dos vereadores mirins 2019 serão atendidas
por Tatiane Souza publicado 05/12/2019 última modificação 05/12/2019 21h01 — registrado em: ,
05/12/2019 – A última ação do Projeto Vereador Mirim 2019 foi realizada na tarde desta quinta-feira, 5, no Plenarinho da Câmara. Os vereadores mirins e a equipe pedagógica das escolas se reuniram para receber do Executivo um retorno sobre as proposições apresentadas na Sessão do Vereador Mirim, realizada no dia 29 de outubro. O momento foi incluído no cronograma a partir do Decreto Legislativo nº 1/2019, apreciado e aprovado por todos os parlamentares hamburguenses. De acordo com a diretora de gestão documental da Prefeitura, Daniela Campos Maurer, cerca de 80% das demandas apresentadas pelos alunos serão atendidas parcial ou integralmente.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Prêmio de Literatura promovido pela Câmara resulta em livro com melhores redações
por Tatiane Souza publicado 20/12/2019 última modificação 20/12/2019 15h55 — registrado em: , ,
20/12/2019 – O 1º Prêmio Leopoldo Petry – Literatura nas escolas de Novo Hamburgo resultou na produção de um livro impresso. Criado pela Resolução nº 4/2018, a iniciativa premia os 90 melhores textos elaborados por alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas, privadas e filantrópicas do município. A primeira edição teve como tema “O que você faria para melhorar a nossa cidade?”. A proposta estimulou o engajamento e participação dos alunos e recebeu a inscrição de 300 textos. A publicação mantém a formatação e a essência original dos textos selecionados.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Presença feminina na política e a acessibilidade no ambiente escolar pautam a visita da EMEB Presidente João Goulart à Câmara
por Maíra Kiefer publicado 09/05/2023 última modificação 10/05/2023 13h58 — registrado em: ,
09/05/2023 - Mais de 30 alunos do 7° ano da Escola Municipal de Educação Básica Presidente João Goulart participaram na tarde desta terça-feira, 9, da fase de palestras do Projeto Vereador Mirim na Câmara Municipal de Novo Hamburgo. A instituição marcou presença pela segunda vez na ação, em 2017, a escola elegeu dois vereadores que propuseram e aprovaram projetos de leis para a comunidade hamburguense. Durante a visita ao Plenário Luiz Oswaldo Bender, os estudantes acompanharam as palestras da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e da chefe da seção de programas da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), Débora Vicente.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Processo Legislativo, Democracia e Hermenêutica são abordados em palestra
por Jaime Freitas publicado 16/08/2018 última modificação 20/08/2018 11h59 — registrado em:
16/08/2018 – Proferida pelo professor de Direito Constitucional da Universidade Feevale Emerson de Lima Pinto, a palestra "Processo Legislativo, Democracia e Hermenêutica” tratou da evolução constitucionalista, dos direitos e garantias fundamentais na Constituição Brasileira de 1988, do advento do municipalismo e da necessidade de ressignificar a separação dos três poderes. A exposição aconteceu durante o Seminário de Técnica e Processo Legislativo, promovido pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo, por meio da Escola do Legislativo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procurador da Câmara encerra seminário defendendo direito parlamentar de legislar sobre serviços públicos
por Luís Francisco Caselani publicado 16/08/2018 última modificação 20/08/2018 12h00 — registrado em:
16/08/2018 – O Seminário de Técnica e Processo Legislativo, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Novo Hamburgo na tarde desta quinta-feira, 16 de agosto, reuniu pesquisadores e juristas para um momento de debate sobre as demarcações da atuação parlamentar. A atividade foi encerrada pelo procurador-geral da Câmara, Vinícius Bondan, um dos entusiastas da realização do seminário. “A ideia era iniciar a discussão dessa temática, que certamente não se esgota aqui e que está em constante construção e aprimoramento. Fico muito contemplado, porque não tinha a expectativa de atingirmos tamanha profundidade”, elogiou o advogado.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias