Resultado da busca

446 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Vítima da Covid pode dar nome de rua em frente à escola onde trabalhou
por Jaime Freitas publicado 30/11/2022 última modificação 01/12/2022 01h08 — registrado em: ,
30/11/2022 – Falecida em março do ano passado em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19, a professora Cláudia Josimary de Oliveira pode ter seu nome eternizado na rua onde trabalhou nos últimos 11 anos de sua vida. Atualmente numerada como rua 4, a via localizada no loteamento Vila Alcântara, popularmente conhecido como Marisol, no bairro Canudos, sedia a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisco Xavier Kunst. A proposta, aprovada por unanimidade na sessão plenária desta quarta-feira, 30, foi sugerida pela própria comunidade escolar e apresentada pelos vereadores Raizer Ferreira e Tita (ambos do PSDB) por meio do Projeto de Lei nº 99/2022.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Fernando Lourenço presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2023
por Tatiane Souza publicado 14/12/2022 última modificação 14/12/2022 21h30 — registrado em: , , ,
14/12/2022 – Os vereadores hamburguenses escolheram na tarde desta quarta-feira, 14, seus quatro representantes que comporão a Mesa Diretora da Câmara no próximo ano. Por nove votos a cinco, foi eleita a chapa encabeçada por Fernando Lourenço (PDT). Em seu segundo mandato consecutivo, o parlamentar fará sua estreia como presidente do Legislativo. Ele terá a companhia do vice Ricardo Ritter – Ica (PSDB), da primeira-secretária Tita (PSDB) e do segundo-secretário Cristiano Coller (PTB). O quarteto exercerá mandato de um ano.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Definida nova formação das comissões da Câmara
por Luís Francisco Caselani publicado 01/02/2023 última modificação 01/02/2023 21h00 — registrado em: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
1º/02/2023 – A primeira sessão ordinária do ano, realizada na tarde desta quarta-feira, 1º, oficializou a nova composição das oito comissões permanentes e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Novo Hamburgo. Apenas o presidente do Legislativo, Fernando Lourenço (PDT), não integrará nenhum colegiado, conforme determinação regimental. Cada grupo é composto por três vereadores, que dividirão entre si, nas próximas semanas, os cargos de presidente, relator e secretário. As formações serão renovadas em 2024.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Moção enaltece gari que resgatou cadela no Arroio Pampa
por Luís Francisco Caselani publicado 27/02/2023 última modificação 27/02/2023 23h26 — registrado em: , , , , , , , , ,
27/02/2023 – No último dia 10, o gari David Araújo trabalhava à beira do Arroio Pampa, em Canudos, quando ouviu o choro de uma cadela. O animal estava dentro do córrego, preso por uma corda a uma casinha parcialmente submersa. Araújo desceu o barranco e socorreu a cachorrinha. O salvamento emocionou o vereador Cristiano Coller (PTB), que elaborou uma moção de aplauso ao trabalhador. O documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão desta segunda-feira, 27.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Comissão de Saúde recebe diretora da Saúde e servidores da FSNH
por Jaime Freitas publicado 03/03/2023 última modificação 06/03/2023 13h44 — registrado em: , , ,
28/02/2023 – A Comissão de Saúde (Cosde) recebeu na reunião ordinária da última segunda-feira, 27, a diretora de Saúde da Prefeitura de Novo Hamburgo, Maristela Silva, e os servidores da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH), Ângelo Louzada e Edithe da Rocha, para debater vistorias realizadas nas Unidades de Saúde do município, especialmente a falta de médicos, bem como o não pagamento do piso da enfermagem em Novo Hamburgo. A reunião contou com a presença do vereador Raizer Ferreira (PSDB), presidente, da vereadora Semilda – Tita (PSDB), relatora, e do vereador Vladi Lourenço (PSDB), que secretaria o colegiado.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Palestrante destaca a importância da participação feminina na política e nas instituições
por Jaime Freitas publicado 08/03/2023 última modificação 08/03/2023 20h52 — registrado em: , ,
08/03/2023 – No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, a sessão da Câmara de Novo Hamburgo foi aberta com uma reflexão sobre a importância da participação feminina na política. O debate, proposto pela vereadora Tita (PSDB), contou com a presença da servidora pública Débora do Carmo Vicente. Chefe da seção de programas institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, ela ocupou a tribuna e destacou a necessidade de estimular a participação de um maior contingente de mulheres na política e em espaços institucionais.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores reabrem comissão em apoio aos produtores rurais
por Luís Francisco Caselani publicado 09/03/2023 última modificação 24/05/2023 17h17 — registrado em: , , , , , , , ,
09/03/2023 – Pela quinta vez nos últimos sete anos, a Câmara de Novo Hamburgo decidiu pela abertura de uma comissão especial para discutir assuntos relacionados aos produtores rurais de Lomba Grande. A primeira reunião do novo grupo parlamentar foi realizada minutos antes da sessão desta quarta-feira, 8. Principal entusiasta do tema, Gerson Peteffi (MDB) foi reconduzido à presidência do colegiado. Ele terá a companhia do relator Felipe Kuhn Braun (PP), da secretária Tita (PP) e dos também vereadores Darlan Oliveira (PDT), Enio Brizola (PT), Gustavo Finck (PP), Lourdes Valim (Republicanos) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Rede Lilás lança cartilha com fluxos de atendimento e informações para auxiliar vítimas de violência de gênero
por Maíra Kiefer publicado 15/03/2023 última modificação 20/03/2023 15h39 — registrado em: , ,
15/03/2023 – Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás, desde seus primeiros encontros, detectou a necessidade de tornar públicas as atribuições e competências de cada órgão que atende as mulheres vítimas de violência em Novo Hamburgo. Por meio do site do Legislativo, de ações e de folhetos explicativos, os serviços disponíveis foram divulgados em eventos e campanhas realizados ao longo dos últimos anos. Entretanto, segundo a procuradora especial da Mulher, Semilda Tita (PSDB), faltava ainda um instrumento único para tornar acessíveis dados sobre as entidades, funções e maneiras existentes de interromper o ciclo de agressões e intimidação sofridas diariamente por milhares de cidadãs. Hoje, com o lançamento da Cartilha da Rede Integrada Laço Lilás, na sessão plenária desta quarta, 15, essa lacuna foi preenchida com a divulgação de um material impresso e gratuito para a toda a comunidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Projeto aprovado obriga bares e casas noturnas a auxiliarem mulheres em situação de risco
por Luís Francisco Caselani publicado 20/03/2023 última modificação 21/03/2023 00h39 — registrado em:
20/03/2023 – Tema recorrente nos debates da Câmara de Novo Hamburgo ao longo dos últimos anos, o combate à violência de gênero pode ganhar em breve o reforço de uma nova lei. Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira, 20, em primeira votação, projeto que obriga bares, restaurantes e casas noturnas da cidade a adotarem medidas de auxílio a mulheres que, dentro de suas dependências, se sintam em situação de risco.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Projeto que reforça vigilância nas escolas irá a plenário
por Luís Francisco Caselani publicado 05/03/2020 última modificação 05/03/2020 17h25 — registrado em: , , ,
05/03/2020 – Em reunião no início da tarde de quarta-feira, 4, a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Novo Hamburgo aprovou a tramitação do Projeto de Lei nº 10/2020, que propõe a instalação de câmeras de vigilância nas principais áreas de acesso às escolas municipais. Autor da matéria, o presidente da comissão, Inspetor Luz (MDB), não pôde se manifestar sobre a proposição. Ainda assim, o aval da relatora Tita e do vereador Rafael Lucas (PDT), em substituição ao secretário licenciado Felipe Kuhn Braun (PDT), foi suficiente para garantir o último parecer favorável antes da apreciação em plenário.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias