Vítima da Covid pode dar nome de rua em frente à escola onde trabalhou

por Jaime Freitas última modificação 01/12/2022 01h08
30/11/2022 – Falecida em março do ano passado em decorrência de complicações provocadas pela Covid-19, a professora Cláudia Josimary de Oliveira pode ter seu nome eternizado na rua onde trabalhou nos últimos 11 anos de sua vida. Atualmente numerada como rua 4, a via localizada no loteamento Vila Alcântara, popularmente conhecido como Marisol, no bairro Canudos, sedia a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Francisco Xavier Kunst. A proposta, aprovada por unanimidade na sessão plenária desta quarta-feira, 30, foi sugerida pela própria comunidade escolar e apresentada pelos vereadores Raizer Ferreira e Tita (ambos do PSDB) por meio do Projeto de Lei nº 99/2022.
Vítima da Covid pode dar nome de rua em frente à escola onde trabalhou

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Natural de Teresina, capital do Piauí, Cláudia nasceu em 27 de dezembro de 1974. Mãe de três filhos, era descrita por seus colegas como uma mulher guerreira e apaixonada pela vida e pela educação. “Como professora, preocupava-se com a aprendizagem de alunos e alunas, tendo a alegria incluída na sua metodologia de ensino. Fazia questão de mostrar que um mundo melhor era possível, um lugar sem discriminação, ódio, preconceito e violência. O afeto foi uma constante em sua vida”, recordam profissionais da escola em carta encaminhada aos dois proponentes.

“Sua ausência é imensurável à comunidade escolar, mas sua passagem pela vida será sempre lembrada pela alegria e amor”, continua o texto, adaptado na justificativa anexada ao PL nº 99/2022. pelos autores Raizer e Tita. Cláudia tinha 46 anos à época de seu falecimento.

Para Enio Brizola (PT), a homenagem vai além de nomear uma via do município. "Esse é um verdadeiro memorial às vítimas da Covid, do genocídio, da ignorância, do inominável negacionista que demorou para comprar as vacinas. É importante fazermos esse registro", declarou o parlamentar.

Por solicitação do vereador Raizer, o viúvo da homenageada, Paulo Fernando Haeeliger, ocupou a tribuna para agradecer o gesto da Câmara, das professoras da escola onde trabalhou sua mulher e da comunidade do bairro Canudos. "Tenho na minha vida, como referência, grandes professores. E a Cláudia, com certeza, também foi e continua sendo uma referência para mim, não só como professora, mas como uma mãe generosa, que me ajudou a ser pai e padrasto. Muito eu aprendi com ela e espero que a comunidade onde trabalhou por 11 anos também a tenha como referência. Tenho certeza que no coração de muitas crianças, a Cláudia será uma bela lembrança e exemplo de vida, de convivência, de aprendizado", completou Paulo, emocionado.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda. votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

Homenagem à Professora Cláudia Josimary de Oliveira