Comissão de Saúde recebe diretora da Saúde e servidores da FSNH
Louzada apresentou documentos com relação à lei do piso e dos municípios que já pagam o valor aos seus enfermeiros. Ele entende que a aplicação da lei foi suspensa no município, embora tenha orçamento para o pagamento do piso em 2023. O presidente da Comissão, Raizer Ferreira, respondeu que não consultou o orçamento e não saberia responder sobre essa previsão citada por Louzada, mas informou que o orçamento é uma previsão, baseada em projeções e algumas situações dependem de dotação orçamentária própria. Ficou combinado que a Cosde enviaria um ofício ao Executivo defendendo o pagamento do piso de enfermagem.
A diretora de Saúde, Maristela Silva, recebeu das mãos do colegiado diversas reclamações que chegaram aos gabinetes dos vereadores, principalmente sobre as estruturas das Unidades de Saúde. A dirigente prestou os devidos esclarecimentos e, ao final da reunião, ficou combinado uma visita surpresa à USF Boa Saúde, para ver in loco a situação, já que a unidade é que mais recebe reclamações.
O que são as comissões?
A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Saúde se reúne às segundas-feiras na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.