Resultado da busca

118 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Campanha Laço Branco incentiva apoio de homens pelo fim da violência de gênero
por Jaime Freitas publicado 06/12/2023 última modificação 07/12/2023 15h11 — registrado em: , , ,
06/12/2023 – Desde 2021, a Câmara de Novo Hamburgo tem se engajado na campanha Laço Branco, que marca o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado nesta quarta-feira, 6. Este ano, pronunciaram-se durante a sessão plenária o presidente Fernando Lourenço (PDT) e a procuradora especial da Mulher, Lourdes Valim (Republicanos). O objetivo é convocar a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência para denunciar os casos às entidades que fazem parte da Rede Integrada Laço Lilás.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Auxílio psicológico e capacitação para funcionários de bares e casas noturnas estão entre as atividades do Agosto Lilás
por Maíra Kiefer publicado 05/07/2024 última modificação 02/12/2024 18h54 — registrado em:
05/07/2024 – Para definir detalhes da programação prevista para o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento às diversas formas de violência de gênero, a Procuradoria Especial da Mulher realizou reunião na manhã desta sexta-feira, 5, com integrantes da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, com Eliana Benkenstein, Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), com Ivete Costa e Elanice Müller, ambas do Instituto Social Âncora Mulher, e com o diretor-geral da Câmara Municipal, Flávio Luís Teixeira da Silva. O encontro foi conduzido pela procuradora Especial da Mulher, Lourdes Valim (Republicanos), com apoio da servidora Aline Moraes e da estagiária Mariana Fauth Pinheiro. Acompanharam ainda o debate sobre a agenda da Rede Lilás a coordenadora de gabinete da vereadora Tita (PSDB), Alessandra da Rosa, e a assessora de Lourdes Valim, Danielle Stephanie Pereira.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Palestras dão início ao Agosto Lilás e defendem ações articuladas para o enfrentamento à violência doméstica
por Luís Francisco Caselani publicado 06/08/2024 última modificação 08/08/2024 03h11 — registrado em: , ,
06/08/2024 – Nesta quarta-feira, 7, a Lei Maria da Penha atinge sua “maioridade”. São 18 anos desde a publicação da norma federal que estabeleceu mecanismos de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Apesar dos significativos avanços que acompanham sua vigência, o cenário ainda é preocupante. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública seguem apontando o aumento nos registros de agressões, ameaças e tentativas de feminicídio. Nesta terça, 6, a Câmara de Novo Hamburgo deu novo fôlego ao debate com a realização do evento “Mulher, aqui você tem voz! Não é não!”. A atividade ocorreu no Plenário do Legislativo e teve transmissão ao vivo pela TV Câmara.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala das Margaridas torna-se realidade no Dia da Mulher
por Maíra Kiefer publicado 08/03/2021 última modificação 12/03/2021 15h07 — registrado em: , ,
08/03/2021 – Uma data emblemática para a luta feminina por respeito e direitos iguais foi escolhida pela Polícia Civil para iniciar o funcionamento de nove Salas das Margaridas em todo o Estado. A inauguração realizada de modo virtual nesta segunda-feira, dia 8, às 14h, abrangeu o espaço de acolhimento em Novo Hamburgo, no qual as vítimas poderão buscar atendimento na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), e outros quatro também na Região Metropolitana (São Leopoldo, Canoas, Gravataí e Alvorada). As demais cidades são Rio Grande, Santana do Livramento, Parobé e Marau. De modo remoto, o ato oficial reuniu 90 participantes. Em número expressivo, fez-se presente na solenidade a Rede Integrada Laço Lilás, que reúne as entidades hamburguenses que promovem atendimento e amparo às cidadãs da cidade e região. O grupo há cerca de um ano dedica-se a viabilizar esse momento tão esperado, por meio de trabalho voluntário e arrecadação de doações para pintura, móveis, brinquedos e equipamento.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala da Procuradoria Especial da Mulher será chamada de Glacira Eli Santos da Silva
por Maíra Kiefer publicado 09/03/2021 última modificação 11/03/2021 15h03 — registrado em: ,
08/03/2021 - Por iniciativa da Procuradora Especial da Mulher, vereadora Tita (PSDB), uma homenagem póstuma será prestada a uma das mais atuantes personalidades da luta pelos direitos da mulher em Novo Hamburgo. O nome de Glacira Eli Santos da Silva batizará o espaço de atendimento da Procuradoria da Mulher no Legislativo. O Projeto de Resolução nº 4 de 2021 foi aprovado por unanimidade nesta segunda, dia 8 de março, data que sinaliza a celebração de conquistas sociais e políticas femininas, além de marcar as diversas lutas que estão por vir.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Anúncio de quem conduzirá a Procuradoria da Mulher deve ocorrer no dia 3
por Maíra Kiefer publicado 15/01/2021 última modificação 15/01/2021 13h29 — registrado em: , ,
14/01/2021 – Um panorama do trabalho realizado pela Procuradoria Especial da Mulher e as principais estratégias para 2021 foram tratados, na tarde desta quinta-feira, 14, junto ao novo presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB). A vereadora Tita (PSDB), atual procuradora, explicou as ações promovidas até o momento e os principais desafios que a luta pela igualdade de gênero enfrenta na região, especialmente diante das consequências da pandemia e do confinamento, que agravaram os casos de violência e abusos. Na reunião realizada no gabinete da Presidência, abordou-se a data do anúncio de quem ficará à frente do órgão no próximo biênio e da apresentação em plenário do relatório de atividades e prestação de contas de 2020.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara lança Procuradoria Especial da Mulher
por Tatiane Souza publicado 22/03/2018 última modificação 14/08/2018 20h04 — registrado em:
22/03/2018 – Novo Hamburgo deu mais um importante passo em direção ao acolhimento à mulher, ao combate à discriminação de gênero e ao empoderamento feminino na vida política e social. Foi lançada na manhã desta quinta-feira, 22, a Procuradoria Especial da Mulher. Nomeada procuradora, Patricia Beck (PPS), única vereadora no parlamento municipal, destacou que o espaço será voltado a valorizar as mulheres que desejam ser ouvidas na vida pública. “Temos de avançar e eu aceito este desafio com muita honra”, disse. O ato contou com a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora da Mulher do Senado. Ela ressaltou a importância das procuradorias que, além de representar, devem lutar e dar transparência aos pleitos femininos.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher é notícia em Brasília
por Jaime Freitas publicado 17/04/2018 última modificação 14/08/2018 19h58 — registrado em:
17/04/2018 – O lançamento da Procuradoria da Mulher em Novo Hamburgo foi notícia no Senado Federal, em Brasília. O Jornal Senado Mulher, informativo mensal da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, veiculou na edição nº 42, Ano 5, de abril de 2018, na página 2, a criação do novo espaço para acolhimento à mulher, ao combate à discriminação de gênero e ao empoderamento feminino na vida política e social.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Lourdes Valim é a terceira vereadora a comandar a Procuradoria Especial da Mulher
por Maíra Kiefer publicado 22/03/2023 última modificação 22/03/2023 21h11 — registrado em: , ,
22/03/2023 – No dia em que a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo completou cinco anos, uma nova gestão teve início. Titular do órgão desde 2019, Semilda – Tita (PSDB) transferiu o cargo para sua colega Lourdes Valim (Republicanos). A cerimônia ocorreu durante a sessão plenária desta quarta-feira, 22. Ao todo, Tita esteve à frente da área de apoio às vítimas de violência de gênero por quatro anos. Em 2018, o posto era ocupado por Patricia Beck (PP).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Mulheres negras falam sobre desafios e lutas para acessarem espaços de poder
por Daniele Silva publicado 23/03/2023 última modificação 23/03/2023 19h46 — registrado em: , ,
23/03/2023 – O 21 de março é o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial. Para marcar a data, ocorreu na noite de terça, 21, a roda de conversa “Mulheres Negras e o Poder: nós também podemos”. O evento, promovido pela Rede Integrada Laço Lilás, foi realizado na Casa das Artes, no centro de Novo Hamburgo, e compõe a programação do Mês da Mulher. Pela primeira vez, foi comemorado também o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído pela Lei Federal nº 14.519/2023. A educadora Indiara Tainan Santos e a agente cultural Vanessa Stibel abordaram temas como interseccionalidade, colorismo, sexualização, racismo religioso e a participação das mulheres negras na política.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias