Resultado da busca

111 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Sala da Procuradoria Especial da Mulher será chamada de Glacira Eli Santos da Silva
por Maíra Kiefer publicado 09/03/2021 última modificação 11/03/2021 15h03 — registrado em: ,
08/03/2021 - Por iniciativa da Procuradora Especial da Mulher, vereadora Tita (PSDB), uma homenagem póstuma será prestada a uma das mais atuantes personalidades da luta pelos direitos da mulher em Novo Hamburgo. O nome de Glacira Eli Santos da Silva batizará o espaço de atendimento da Procuradoria da Mulher no Legislativo. O Projeto de Resolução nº 4 de 2021 foi aprovado por unanimidade nesta segunda, dia 8 de março, data que sinaliza a celebração de conquistas sociais e políticas femininas, além de marcar as diversas lutas que estão por vir.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala da Procuradoria Especial da Mulher se chamará Glacira Eli Santos da Silva
por Maíra Kiefer publicado 15/03/2021 última modificação 15/03/2021 23h50 — registrado em: ,
15/03/2021 – Presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI) e precursora da Rede Integrada Laço Lilás, Glacira Eli Santos da Silva perdeu a vida no dia 7 de fevereiro deste ano em decorrência de um câncer de ovário e peritônio. Seu legado de lutas pelos direitos das mulheres e vulneráveis foi reconhecido por meio do Projeto de Resolução nº 4/2021, que dá seu nome à sala da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense. A proposta, de autoria da vereadora Tita (PSDB), atual procuradora da Mulher, recebeu aprovação unânime em votação final nesta segunda-feira, 15.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala das Margaridas em Novo Hamburgo será inaugurada no final de fevereiro
por Maíra Kiefer publicado 26/01/2021 última modificação 26/01/2021 22h43 — registrado em: , ,
26/01/2021 – Para a última semana de fevereiro está programada a inauguração da Sala das Margaridas de Novo Hamburgo, uma estrutura de atendimento 24 horas pleiteada pela comunidade para acolher as vítimas de violência de gênero. Há um ano o Delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), dava a garantia para o Executivo municipal que o projeto poderia ser implantado. A definição da data e os detalhes sobre o funcionamento do espaço humanizado destinado às mulheres vítimas de violência na sede da DPPA foram debatidos em reunião realizada no final da manhã desta terça-feira, dia 26, na Chefia de Polícia, em Porto Alegre. O encontro com a Chefe da Polícia Civil, Nadine Farias Anflor, mobilizou o Legislativo e profissionais envolvidos com o pleito.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Sala das Margaridas torna-se realidade no Dia da Mulher
por Maíra Kiefer publicado 08/03/2021 última modificação 12/03/2021 15h07 — registrado em: , ,
08/03/2021 – Uma data emblemática para a luta feminina por respeito e direitos iguais foi escolhida pela Polícia Civil para iniciar o funcionamento de nove Salas das Margaridas em todo o Estado. A inauguração realizada de modo virtual nesta segunda-feira, dia 8, às 14h, abrangeu o espaço de acolhimento em Novo Hamburgo, no qual as vítimas poderão buscar atendimento na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), e outros quatro também na Região Metropolitana (São Leopoldo, Canoas, Gravataí e Alvorada). As demais cidades são Rio Grande, Santana do Livramento, Parobé e Marau. De modo remoto, o ato oficial reuniu 90 participantes. Em número expressivo, fez-se presente na solenidade a Rede Integrada Laço Lilás, que reúne as entidades hamburguenses que promovem atendimento e amparo às cidadãs da cidade e região. O grupo há cerca de um ano dedica-se a viabilizar esse momento tão esperado, por meio de trabalho voluntário e arrecadação de doações para pintura, móveis, brinquedos e equipamento.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
São Francisco de Paula busca inspiração na Rede Laço Lilás para fortalecer serviços de atendimento à mulher
por Luís Francisco Caselani publicado 15/06/2023 última modificação 15/06/2023 22h11 — registrado em: , ,
15/06/2023 – A iniciativa de agregar instituições hamburguenses voltadas ao atendimento às mulheres vítimas de violência, formalizada em 2017 com a criação da Rede Integrada Laço Lilás, tem servido de inspiração para outros municípios. Nesta quinta-feira, 15, servidores da Prefeitura de São Francisco de Paula participaram de uma reunião virtual com representantes de algumas das entidades que compõem o coletivo para conhecer detalhes sobre a organização e o funcionamento do grupo. A videoconferência foi coordenada pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Secretária nacional de Mulheres do MDB adere à luta por uma Casa da Mulher Brasileira em Novo Hamburgo
por Daniele Silva publicado 28/07/2023 última modificação 29/07/2023 00h27 — registrado em: , ,
28/07/2023 – Com o objetivo de somar forças na luta contra a violência de gênero, a secretária nacional de Mulheres do MDB, Kátia Lôbo, visitou a Procuradoria da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo na manhã desta sexta-feira, 28. No local, foi recebida pela procuradora Lourdes Valim (Republicanos) e pela vereadora Semilda – Tita (PSDB). A emedebista, que atua há mais de 40 anos na defesa das cidadãs, manifestou apoio à Rede Lilás para que o município possa pleitear a instalação de uma Casa da Mulher Brasileira, espaço que reúne um conjunto de políticas públicas e serviços especializados para atender vítimas de diversos tipos de abuso.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Segunda edição do Domingo por Elas ocorrerá no bairro Santo Afonso
por Luís Francisco Caselani publicado 12/08/2019 última modificação 21/10/2019 21h07 — registrado em: ,
12/08/2019 – Em reuniões organizadas pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo, a Rede Integrada Laço Lilás, grupo cooperativo formado por órgãos voltados ao atendimento de vítimas e o enfrentamento à violência de gênero, idealizou a realização do Domingo por Elas. Percorrendo regiões populosas da cidade, a iniciativa oferece serviços e leva informações sobre os diversos canais de acolhimento, aproximando as instituições à comunidade hamburguense. Com a avaliação positiva da primeira edição, realizada no final de julho no bairro Boa Saúde, as entidades já planejam a elaboração do segundo evento, que deverá ocorrer no dia 27 de outubro na Praça da Juventude, no bairro Santo Afonso.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Seminário avalia situação da rede de proteção à mulher em Novo Hamburgo
por Maíra Kiefer publicado 09/08/2018 última modificação 14/08/2018 19h04 — registrado em:
09/08/2018 – Passados 12 anos da implantação da Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, a violência contra a mulher continua sendo uma terrível realidade nos lares e ruas do país. Contudo, avanços foram alcançados, tais como a expedição de medida protetiva, delegacias especializadas e a Patrulha Maria da Penha. Para tratar das conquistas e dos obstáculos que precisam ser transpostos, foi realizado na quarta-feira, 8, o 3º Seminário Lei Maria da Penha – Rede Fortalecida: Segurança para o Cumprimento da Legislação, no Campus 2 da Universidade Feevale. A atividade, promovida pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o projeto de extensão Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), foi acompanhada pela procuradora especial da Mulher, Patricia Beck (PPS).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Seminário para agentes de saúde debaterá acolhimento de mulheres vítimas de violência
por Maíra Kiefer publicado 02/08/2018 última modificação 14/08/2018 19h19 — registrado em:
02/08/2018 – O Plenário do Legislativo sediará na próxima terça-feira, dia 7, das 14h às 17h, seminário sobre formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência por profissionais da área da saúde. A atividade é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher, com o apoio da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Servidora vinculada à Procuradoria da Mulher despede-se da Câmara de Novo Hamburgo
por Luís Francisco Caselani publicado 02/08/2023 última modificação 03/08/2023 01h59 — registrado em: ,
02/08/2023 – Responsável pela organização dos trabalhos da Procuradoria Especial da Mulher desde a criação do espaço, em 2018, a oficial legislativa Carolyne Andersson encerra sua passagem pela Câmara de Novo Hamburgo nesta quinta-feira, 3. Convocada para assumir cargo em órgão estadual, a funcionária despede-se após seis anos e meio de serviços prestados ao Parlamento.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias