Resultado da busca

118 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Legislativo esteve presente no VI Seminário Lei Maria da Penha
por Tatiane Souza publicado 09/08/2022 última modificação 09/08/2022 19h14 — registrado em:
09/08/2022 – A retomada da modalidade presencial na realização do VI Seminário Lei Maria da Penha propiciou ao público presente no auditório da Feevale na última segunda, 9, manifestações artísticas e reflexões sobre políticas públicas na área da defesa às mulheres vítimas de violência, saúde mental e diversidade cultural e racial. O Legislativo hamburguense foi representado pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB) e por integrantes da Procuradoria Especial da Mulher. Estiveram presentes a servidora Carolyne Andersson, Alessandra da Rosa, coordenadora do gabinete da vereadora Tita (PSDB), e as estagiárias Júlia Huhnfleisch e Milena Godoy da Silveira.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Domingo por Elas oferece serviços e informações ao bairro Canudos
por Daniele Silva publicado 17/08/2022 última modificação 18/08/2022 20h56 — registrado em: ,
17/08/2022 - O bairro Canudos receberá a 5ª edição do Domingo por Elas. Promovido pela Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo, a ação alia atendimentos gratuitos voltados à comunidade a orientações sobre como buscar ajuda em casos de violência doméstica. O evento ocorrerá na rua Rio Grande do Sul, no trecho entre as ruas Odon Cavalcante e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, no dia 21 de agosto, das 14h às 17h. Em caso de chuva, será transferido para o dia 28. A atividade integra o Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento à violência de gênero.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Aberta no Legislativo exposição pelos 16 dias de ativismo
por Maíra Kiefer publicado 04/12/2023 última modificação 08/12/2023 12h58 — registrado em: ,
04/12/2023 – Para marcar os 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, o Legislativo, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, sediará a partir desta segunda-feira, 4, a exposição fotográfica As partes e o todo de quem sou. A iniciativa integra programa desenvolvido pelo Projeto Laços de Vida, da Universidade Feevale. Com curadoria da psicóloga Ronalisa Torman e da artista visual Francine Tavares, as imagens são resultado da oficina de fotografia realizada com um grupo de cidadãs atendidas nas sedes da Base de Ação Comunitária Integrada (Baci) no Kephas e no Santo Afonso, em Novo Hamburgo. A exibição se estenderá na sede da Câmara até o dia 14 de dezembro.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Rede Lilás se reúne para traçar ações de combate à violência doméstica em Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 26/01/2024 última modificação 26/01/2024 16h06 — registrado em: , ,
26/01/2024 – A primeira reunião da Rede Integrada Laço Lilás de 2024 foi realizada nesta quinta-feira, 25, no Plenarinho da Câmara. O objetivo do encontro foi começar a programar as ações do Dia da Mulher, em março, e do Agosto Lilás, mês de enfrentamento às diversas formas de violência de gênero. Também estão em formatação rodas de conversas, exposições artísticas, encontros de mães de filhos autistas, realização do Domingo por Elas nos bairros e mutirões para doação de sangue e cadastro de medula óssea.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria especial da Mulher divulga relatório sobre atividades de 2023
por Jaime Freitas publicado 20/03/2024 última modificação 20/03/2024 18h47 — registrado em: , ,
20/03/2024 – Conduzida há um ano pela vereadora Lourdes Valim, a Procuradoria Especial da Mulher realizou no período uma série de atividades pela busca de soluções para a violência de gênero, assim como vem ocorrendo desde o lançamento do espaço em 2018. Na sessão desta quarta-feira, 20, a parlamentar apresentou um balanço das realizações de março de 2023 até o momento.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Experiência hamburguense na proteção à mulher auxilia outros parlamentos na criação de procuradorias
por Maíra Kiefer publicado 03/07/2023 última modificação 04/07/2023 17h32 — registrado em: , ,
03/07/2023 – Lançada oficialmente em 2018, a Procuradoria Especial da Mulher de Novo Hamburgo levou a Esteio sua experiência em ações em prol da defesa das cidadãs que buscam sair de ciclos de violência perpetrados por namorados, companheiros e maridos. As atividades e materiais impressos produzidos pelo órgão, em parceria com a Rede Integrada Laço Lilás, foram exibidos pela vereadora responsável pela condução dos trabalhos no Parlamento hamburguense, Lourdes Valim (Republicanos), durante o 1º Encontro das Procuradorias Especiais da Mulher e das Câmaras Municipais da Região Metropolitana.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara realiza debate sobre cuidados a familiares de crianças com Transtorno do Espectro Autista
por Maíra Kiefer publicado 13/07/2023 última modificação 19/07/2023 15h34 — registrado em: ,
13/07/2023 – A Procuradoria Especial da Mulher promove na próxima terça-feira, 18, das 14h às 16h, o bate-papo Quem cuida de quem cuida?, no Plenarinho do Legislativo, voltado a pais e familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A atividade ocorre em parceria com a Rede Integrada Laço Lilás. O debate será conduzido por Isa Reichert, arteterapeuta, Jaque Raffler, advogada, e Natália Magalhães, musicoterapeuta e presidente da associação de musicoterapia do RS (AMT-RS).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Rede Integrada Laço Lilás verifica espaço para instalação da Sala das Margaridas
por Maíra Kiefer publicado 26/05/2020 última modificação 27/05/2020 00h17 — registrado em: ,
26/05/2020 - Representantes da Rede Integrada Laço Lilás compareceram na tarde de segunda-feira, 25, na sede da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) para verificar um local adequado para a instalação da Sala das Margaridas, espaço humanizado para as mulheres fazerem o registro da ocorrência policial sem passar por constrangimentos. Há uma sala e uma antessala, localizadas no andar térreo, de fácil acesso e preservadas, que poderiam ser utilizadas para essa finalidade, segundo o Delegado Tarcísio Kaltbach, responsável pela DPPA.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradora Especial da Mulher aplaude a conquista de abrigo para mulheres vítimas de violência
por Maíra Kiefer publicado 02/06/2020 última modificação 03/06/2020 04h11 — registrado em: ,
02/06/2020 - Dois pleitos antigos das mulheres da Região do Vale do Sinos começam a se concretizar: a Sala das Margaridas e a casa de proteção para atender as vítimas de violência e seus filhos, quando necessário. Nesta terça-feira, 2, a procuradora Especial da Mulher, Tita (PSDB), comemorou a assinatura do termo de colaboração de parceria entre o Município e a Organização da Sociedade Civil La Salle para acolhimento institucional na modalidade de abrigo. O edital havia sido publicado no final de fevereiro. “Tínhamos esse objetivo e lutamos para garantir os nossos direitos e isso resultará em frutos para as próximas gerações”, afirmou a parlamentar, lembrando que é uma batalha de muitas entidades, coletivos e de todos que reconhecem o papel feminino.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradora da Mulher destaca luta da Rede Lilás nos avanços pelos direitos às cidadãs em Novo Hamburgo
por Maíra Kiefer publicado 25/11/2020 última modificação 25/11/2020 20h56 — registrado em: ,
25/11/2020 - Ao subir à tribuna, neste 25 de novembro, a vereadora Tita (PSDB) lamentou a existência de uma data para marcar um direito inquestionável de qualquer ser humano: não ser vítima de violência. A parlamentar relatou a história por trás desse marco feminista. “O Dia Internacional da Luta contra a Violência à Mulher foi escolhido para homenagear as irmãs Minerva, Patria e María Teresa Mirabal, dominicanas, que ficaram conhecidas como Las Mariposas. Elas se opuseram à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, sendo assassinadas em 25 de novembro de 1960”, explicou. Desde lá, a luta iniciada por tantas mulheres ao redor do mundo é barrada por aqueles que se sentem contrariados e que acreditam que é possível silenciar a voz do outro com agressões, coerção e morte. “No Brasil, a cada 7 horas uma mulher é vítima de feminicídio”, apontou a vereadora.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias