Resultado da busca

114 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Projeto institui Campanha Agosto Lilás em Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 20/07/2022 última modificação 21/07/2022 14h17 — registrado em: ,
20/07/2022 – Com a aprovação unânime e em segundo turno, os parlamentares instituem em Novo Hamburgo a campanha Agosto Lilás. A votação foi realizada na sessão desta quarta-feira, 20. Proposta pela vereadora Semilda – Tita (PSDB), a ação é voltada à divulgação da Lei Maria da Penha e à realização de atividades de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência de gênero. Como o texto foi aprovado com emenda, será apreciada ainda a redação final a matéria na próxima segunda-feira, antes de ela ser remetida à Prefeitura para sanção e publicação ou veto.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Gincana da Liberato arrecada absorventes para distribuição em escolas municipais
por Luís Francisco Caselani publicado 27/07/2022 última modificação 29/07/2022 14h22 — registrado em: ,
27/07/2022 – A tradicional gincana da Fundação Liberato incluiu como uma de suas tarefas este ano a arrecadação de absorventes. Juntas, as equipes que representam os quatro cursos diurnos da instituição conseguiram levantar 1.040 pacotes. Parte dos itens foi entregue nesta quarta-feira, 27, à Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo. O ato simbólico, realizado no início da sessão plenária, contou com a participação do diretor-executivo da Liberato, Ramon Hans, e membros do grêmio estudantil. Os 685 pacotes recebidos pela Procuradoria, que totalizam 5.480 unidades, serão encaminhados a escolas municipais para distribuição a alunas de baixa renda.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher promove roda de conversa sobre a Lei Maria da Penha
por Luís Francisco Caselani publicado 27/07/2022 última modificação 27/07/2022 20h28 — registrado em: ,
27/07/2022 – Na última semana, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou projeto de lei que institui no município o Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação da Lei Maria da Penha e ao enfrentamento à violência de gênero. Antes mesmo da sanção da matéria, a Procuradoria Especial da Mulher, encabeçada pela autora do projeto, a vereadora Tita (PSDB), já planeja as primeiras atividades sob o guarda-chuva da campanha. Na próxima terça-feira, 2, a partir das 14h, o Plenarinho da Câmara recebe a roda de conversa Reflexo da Lei Maria da Penha na Família. A atividade é aberta ao público e terá a participação da palestrante e ativista Barbara Penna, sobrevivente de uma tentativa de feminicídio.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria Especial da Mulher faz palestra para estudantes da Escola João Goulart
por Tatiane Souza publicado 24/10/2018 última modificação 24/10/2018 18h27 — registrado em:
24/10/2018 – Alunos do 6º e do 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart estão desenvolvendo o projeto Você Não Precisa Ser Vítima de Nada, que pretende investigar, divulgar e conscientizar todos os tipos de violência contra a mulher. Por conta disso, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara foi convidada a dar uma palestra na instituição na manhã desta quarta-feira, 24, para explicar o trabalho e as campanhas realizados neste ano. A procuradora, vereadora Patricia Beck (PPS), e a servidora do Legislativo, Carolyne Andersson, ressaltaram aos estudantes o perfil das mulheres que buscam atendimento e que as agressões partem não somente do marido ou companheiro, mas dos filhos também.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Crimes contra mulheres sofridos nas ruas de Novo Hamburgo serão mapeados
por Maíra Kiefer publicado 31/10/2018 última modificação 31/10/2018 21h24 — registrado em: ,
31/10/2018 - As ocorrências policiais dos últimos três anos, especialmente aquelas que atingem vítimas do sexo feminino, e os locais nos quais os crimes costumam se concentrar serão mapeados em conjunto pela Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Procuradoria Especial da Mulher. Em reunião realizada na última terça-feira, dia 30, foram definidos o período de abrangência e as ações que serão tomadas após o levantamento. Os dados deverão ser apresentados e debatidos pelos envolvidos no dia 20 de novembro. A proposta surgiu por sugestão da vereadora Patricia Beck, procuradora especial da Mulher, em encontro realizado na semana passada com a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Raquel Peixoto.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria Especial da Mulher busca apoio do IGP para implantar Sala Lilás
por Maíra Kiefer publicado 22/11/2018 última modificação 21/12/2018 11h38 — registrado em: ,
22/11/2018 - As cidades de Novo Hamburgo e Canoas estão entre as localidades para investimentos futuros por parte do Instituto Geral de Perícias (IGP). A afirmação foi feita pelo o diretor do Departamento Médico Legal, Luciano Haas, e pelo Chefe da Divisão de Perícias Metropolitana, César Augusto M. Pereira Ferreira. Contudo, ainda não será possível encaminhá-los nesse momento. As necessidades de peritos e de uma Sala Lilás em território hamburguense foram debatidas na última quarta-feira, dia 21, em reunião realizada em Porto Alegre, da qual fizeram parte também a Procuradora Especial da Mulher da Câmara, Patricia Beck (PPS), e a servidora do Legislativo, Carolyne Andersson.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Rede Integrada Laço Lilás planeja intensificar divulgação de informações e luta por abrigo em Novo Hamburgo
por Maíra Kiefer publicado 20/12/2019 última modificação 20/12/2019 19h34 — registrado em: ,
20/12/2019 – Em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher voltou sua atenção a estratégias para intensificar a divulgação de informações às cidadãs e às famílias mais carentes que sofrem em silêncio a realidade da violência doméstica. Para isso, realizou o evento de conscientização Domingo por Elas em bairros com mais ocorrências desses crimes. A primeira edição foi promovida no dia 28 de julho, no Boa Saúde, e a segunda, no dia 27 de outubro, no Santo Afonso. Essas iniciativas foram desenhadas pela Rede Integrada Laço Lilás, que este ano se fortaleceu ao promover uma série de reuniões periódicas, todas realizadas na sede do Legislativo. Além de consolidar essas ações, o grupo quer ainda viabilizar um local para abrigar as vítimas e seus filhos no município de Novo Hamburgo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Procuradoria da Mulher promove painéis para debater violência doméstica na abertura do Agosto Lilás
por Maíra Kiefer publicado 01/08/2024 última modificação 01/08/2024 19h27 — registrado em: ,
1º/08/2024 – Como parte da programação do Agosto Lilás, o Plenário da Câmara de Novo Hamburgo será palco de três painéis no dia 6 de agosto, a partir das 15h. Intitulada “Mulher, aqui você tem voz! Não é não!”, a atividade é promovida pela Rede Integrada Laço Lilás, sob organização da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo hamburguense.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Rede Integrada Laço Lilás conta com a participação da Defensoria Especializada em Atendimento à Mulher
por Maíra Kiefer publicado 30/08/2024 última modificação 31/08/2024 03h35 — registrado em: , ,
30/08/2024 - Com reuniões mensais realizadas na Câmara hamburguense, a Rede Integrada Laço Lilás organizou nesta sexta-feira, dia 30, a programação das ações e atividades que devem ser adotadas nos próximos meses. No encontro, ocorreu a primeira participação oficial da Defensoria Especializada em Atendimento à Mulher. A defensora Deisi Sartori, que por oito anos esteve à frente da área da infância, desde o dia 31 de maio, conduz os atendimentos desse novo braço da instituição em Novo Hamburgo. Outras 13 cidades do Estado também contam com o serviço. “Essa aproximação com os órgãos de proteção à mulher é muito importante. A gente espera que isso se renove e se mantenha, sempre fortalecido, para atender da melhor forma possível a mulher em todos os seus direitos”, finalizou ao término do debate ocorrido no Plenarinho do Legislativo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Legislativo esteve presente no VI Seminário Lei Maria da Penha
por Tatiane Souza publicado 09/08/2022 última modificação 09/08/2022 19h14 — registrado em:
09/08/2022 – A retomada da modalidade presencial na realização do VI Seminário Lei Maria da Penha propiciou ao público presente no auditório da Feevale na última segunda, 9, manifestações artísticas e reflexões sobre políticas públicas na área da defesa às mulheres vítimas de violência, saúde mental e diversidade cultural e racial. O Legislativo hamburguense foi representado pelo vereador Raizer Ferreira (PSDB) e por integrantes da Procuradoria Especial da Mulher. Estiveram presentes a servidora Carolyne Andersson, Alessandra da Rosa, coordenadora do gabinete da vereadora Tita (PSDB), e as estagiárias Júlia Huhnfleisch e Milena Godoy da Silveira.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias