Resultado da busca

883 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item






















Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Aprovada moção de repúdio ao projeto que muda Lei dos Agrotóxicos
por Tatiane Souza publicado 16/02/2022 última modificação 16/02/2022 20h28 — registrado em:
16/02/2022 - Nesta quarta-feira, 16, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade uma Moção de Repúdio ao Projeto de Lei (PL) 6.299/2002, apelidado pelos críticos como “Pacote do Veneno”. A moção, elaborado pelo vereador Enio Brizola (PT), destaca que a proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados no início de fevereiro, flexibiliza as normas de comercialização de agrotóxicos, abrindo espaço para novos produtos no mercado, além de concentrar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) as funções de fiscalização e análise dos produtos. Agora, a medida segue em tramitação no Senado Federal. Ito Luciano (PTB), Darlan Oliveira (PDT) e Cristiano Coller (PB) pediram para assinar junto a proposição.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores discutem recurso contra parecer de inconstitucionalidade sobre instalação de Apac
por Daniele Silva publicado 18/02/2022 última modificação 18/02/2022 19h18 — registrado em: , , ,
18/02/2022 - Os vereadores Raizer Ferreira (PSDB), Enio Brizola (PT), Semilda Tita (PSDB) e Ricardo Ritter - Ica (PSDB) se reuniram no Plenarinho da Câmara com representantes da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Novo Hamburgo (ApacNH), na manhã desta quinta-feira, 17, para discutir recurso que deverá ser apresentado contra o parecer de inconstitucionalidade referente ao Projeto de Lei nº 110/2021. A proposta, entendida pela Procuradoria-geral da Casa e pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur) como antijurídica, altera legislação municipal que proíbe a instalação e a construção de presídios e similares no perímetro urbano da cidade, possibilitando a criação de um Centro de Reintegração Social administrado pela Apac.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Entrega do título Mulher Cidadã de Novo Hamburgo 2022 será feita nesta terça
por Maíra Kiefer publicado 07/03/2022 última modificação 07/03/2022 21h07 — registrado em: , , , , , , , , , , ,
07/03/2022 – Interrompida por dois anos consecutivos devido à pandemia, a solenidade que marca a entrega do título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo será retomada em 2022 justamente em 8 de março, data que marca a luta por direitos iguais, justiça e pelo fim das discriminações. O evento, com previsão de início às 19h, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, no Legislativo, é regulamentado pela Resolução n° 01/2018. Em 2020 e 2021, os vereadores entregaram os certificados diretamente às homenageadas em suas casas ou em seus ambientes de trabalho. Nesta edição, as 11 agraciadas de diferentes áreas receberão o reconhecimento na sede da Câmara, acompanhadas de alguns convidados.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Novo Hamburgo aprova programa de famílias acolhedoras
por Jaime Freitas publicado 07/03/2022 última modificação 23/01/2024 18h18 — registrado em: , ,
07/03/2022 – Crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida protetiva terão um novo método de acolhimento em Novo Hamburgo. A Câmara aprovou nesta segunda-feira, 7, por 12 votos a 1, em última votação, projeto de lei do Executivo que cria no município o Serviço de Acolhimento Familiar. A modalidade, apresentada como alternativa à institucionalização, é prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) desde 2009.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
No Dia Internacional da Mulher, 11 agraciadas recebem o título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo
por Tatiane Souza publicado 09/03/2022 última modificação 09/03/2022 20h44 — registrado em: , , , , , , , , , , , , ,
08/03/2022 - A solenidade de entrega do título de Mulher Cidadã de Novo Hamburgo foi realizada no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, data que marca a luta por direitos iguais, justiça e pelo fim das discriminações e violências. Na sessão solene, 11 agraciadas de diferentes áreas receberam o reconhecimento na sede da Câmara. A mesa de honra foi composta pelo presidente, vereador Cristiano Coller (PTB); pela prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt; e pela secretária de Obras, Greyce da Luz – a primeira mulher a conduzir a pasta na história da cidade. "Hoje estamos com a Casa cheia depois de dois anos de pandemia, mesmo que ainda estejamos seguindo os protocolos contra a Covid-19. Temos grandes mulheres na nossa cidade e região. E o lugar de vocês é onde vocês quiserem estar e se sentirem bem, seja na política ou dirigindo um caminhão", destacou Coller na abertura da solenidade.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Coedu recebe Sindprofnh para debater falta de profissionais na Rede Municipal de Ensino
por Jaime Freitas publicado 12/03/2022 última modificação 13/03/2022 21h04 — registrado em: , , ,
11/03/2022 - A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu), recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, a visita da presidente e da vice-presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (Sindprofnh), as professoras Luciana Andréia Martins e Rosane Ines dos Santos de Moura. Na ocasião, as dirigentes sindicais entregaram um ofício que trata da falta de recursos humanos na Rede Municipal de Ensino aos componentes da Coedu, Felipe Kuhn Braun (presidente/PP), Enio Brizola (relator/PT) e Lourdes Valim (secretária/Republicanos).
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Câmara de Novo Hamburgo repudia declarações sexistas do deputado paulista Arthur do Val
por Luís Francisco Caselani publicado 15/03/2022 última modificação 15/03/2022 00h30 — registrado em: , , ,
14/03/2022 – No início do mês, uma sequência de comentários machistas e misóginos proferidos pelo deputado estadual paulista Arthur do Val sobre mulheres ucranianas tomou as redes sociais e provocou indignação e discursos condenatórios. Em áudios enviados a grupos de amigos, o parlamentar, também conhecido como Mamãe Falei, discorre sobre a beleza e a suposta “facilidade” na abordagem às mulheres, muitas das quais buscando refúgio em países vizinhos após a invasão russa. “São fáceis, porque elas são pobres”, afirmou o deputado em uma das mensagens. Revoltada com o conteúdo das gravações, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) elaborou moção de repúdio às declarações. O texto foi aprovado por unanimidade pela Câmara durante a sessão desta segunda-feira, 14.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Coedu busca parceria da Cultura com o Emancipa NH
por Luís Francisco Caselani publicado 15/03/2022 última modificação 15/03/2022 01h00 — registrado em: , , , ,
14/03/2022 – Dando sequência à solicitação do Emancipa Novo Hamburgo, que busca um local para o retorno às aulas presenciais de seu cursinho pré-vestibular gratuito, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara (Coedu) intermediou reunião de representantes do movimento social de educação popular com o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso. No encontro, realizado na Casa da Cultura Dalilla Sperb na manhã da sexta-feira, 11, o gestor sinalizou a possibilidade de parceria não só para a cedência do espaço como para a realização de ações transversais no segmento cultural.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Presidente do Sindicato dos Professores destaca importância da Mobilização Nacional pela Educação
por Jaime Freitas publicado 16/03/2022 última modificação 17/03/2022 17h13 — registrado em: , , ,
16/03/2020 – O Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProfNH), por meio de sua presidente, Luciana Andréia Martins, manifestou-se no Plenário Luis Oswaldo Bender na tarde de hoje sobre a Mobilização Nacional pela Educação. O convite partiu da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu) da Câmara, via Requerimento nº 165/2022. O sindicato local participou do movimento nacional convocado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) que acontece em todo o país nesta quarta-feira, 16. Os professores reivindicam melhorias pela defesa da valorização da categoria e do cumprimento do piso do magistério em todas as redes públicas.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias
Vereadores aprovam programa de combate à violência nas escolas
por Luís Francisco Caselani publicado 01/12/2025 última modificação 01/12/2025 19h46 — registrado em: , ,
1º/12/2025 – Menos de uma semana após uma ameaça de atentado provocar o fechamento de escolas em Novo Hamburgo, Daia Hanich (MDB), Enio Brizola (PT) e Professora Luciana Martins (PT) uniram-se na construção do Projeto de Lei nº 87/2025. Protocolado em agosto e aprovado por unanimidade em votação final na tarde desta segunda-feira, 1º, o texto cria o Programa Municipal de Combate à Violência nas Escolas. Embora o foco esteja na prevenção e contenção de casos de agressão física, verbal, psicológica e virtual, a matéria também prevê a elaboração de protocolos de resposta rápida a situações de violência, em cooperação com órgãos de proteção e segurança. Voltada à rede municipal de ensino, a proposta segue agora para avaliação do Executivo.
Localizado em Informação e Conhecimento / Notícias