Comissão de Educação ajusta primeiras pautas a serem trabalhadas em 2022

por Luís Francisco Caselani última modificação 08/02/2022 20h15
08/02/2022 – Os novos integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Câmara de Novo Hamburgo (Coedu) reuniram-se pela primeira vez na tarde desta segunda-feira, 7. Da formação do ano passado, apenas Felipe Kuhn Braun (PP) permanece. O progressista, aliás, presidirá o colegiado pelo quarto ano consecutivo. Desta vez, ele terá a companhia do relator Enio Brizola (PT) e da secretária Lourdes Valim (Republicanos).
Comissão de Educação ajusta primeiras pautas a serem trabalhadas em 2022

Foto: Rodrigo Westphalen/CMNH

O encontro inicial serviu para a definição de algumas pautas que devem ser abordadas pela comissão ao longo de 2022. Entre os assuntos estão o impacto da pandemia e das políticas federais na educação, a defasagem salarial dos professores municipais (sem reposição de perdas inflacionárias há três anos) e a necessidade de melhorias na estrutura física das escolas da rede.

“Sabemos que Novo Hamburgo possui uma rede ampla, com escolas antigas, e precisamos de uma atenção maior da Secretaria de Educação para com esses educandários. Assim como nos últimos anos, faremos visitas de campo, debates, audiências públicas e encaminhamentos, que sempre ganham mais força quando feitos via comissão”, resumiu o presidente Felipe Kuhn Braun.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Comissão de Educação se reúne às segundas-feiras, a partir das 15h, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.