15/01/2018 - Vereador Nor Boeno visita bairro Santo Afonso juntamente com secretário de Obras

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/01/2018 15h53
15/01/2018 - Vereador Nor Boeno visita bairro Santo Afonso juntamente com secretário de Obras

Fotos: Patrícia Pedrozo/CMNH

Para dar fim aos alagamentos constantes nas residências da rua Dique da Amizade, no bairro Santo Afonso, o vereador Nor Boeno (PT), acompanhado do secretário de Obras, Faisal Karam, e do engenheiro Ricardo Al-Alam, esteve no local na última semana. 

Ao chegar, os moradores relataram o caso ao parlamentar e ao titular da pasta. “Como a rua está acima do nível, quando chove, a água entra para dentro das casas”, contou Joel Goularte, que mora há mais de 30 anos no endereço. “Quando eu fiz minha casa, ela estava bem acima do nível da rua”, relatou.

Em 2017, Nor Boeno encaminhou à Prefeitura dois pedidos de providências referentes à rua. Em maio, enviou o de nº 2.143/2017, no qual solicitou o asfaltamento, com urgência, da via. Já em junho, o parlamentou encaminhou o pedido de providências nº 2.752/2017, por meio do qual pediu patrolamento e colocação de britas, com urgência, entre os números 55 e 142.

Durante a visita, Karam explicou aos moradores que, antes de colocar o asfalto, é preciso rebaixar a via. “Vamos rebaixar o meio da rua para que a água da chuva não entre nas casas. Na sequência, colocaremos um material até sair o asfalto”, prometeu.

Segundo ele, a via será rebaixada dentro do permitido – para que a rede de água não fique comprometida. Em relação ao asfalto, Karam foi claro. “Vou ser bem sincero: a colocação do asfalto vai depender do caixa da Prefeitura. No momento, me comprometo a rebaixar a rua e a colocar um material em cima para compactar”, avisou.

Drama dos moradores

Getúlio José de Jesus, que mora na localidade há quase 40 anos, contou sua situação. “Eu não pinto minha casa porque, em dias de chuva, alaga e a marca da água fica na parede”, relatou. “Já gastei com tinta, pintei, mas agora não pinto mais”, disse ele durante a conversa com o secretário de Obras e o vereador.

Carlos Alberto Laureano, outro morador, também participou do diálogo. Segundo ele, a rua já passou por intervenções. “Já foi rebaixada a rua no ano passado, mas não adianta diminuir a lateral. A camada que deve ser retirada tem que ser no meio - porque, quando chove, a água invade as casas”, expôs.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estagiária de jornalismo do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: