19/06/2023 - Nota de esclarecimento à população: a realidade sobre a Casa de Bombas

por Tatiane Souza última modificação 19/06/2023 20h21
19/06/2023 - Nota de esclarecimento à população: a realidade sobre a Casa de Bombas

Foto: Gabriele Soares/ Gabinete Enio Brizola

Na manhã desta segunda-feira,19, os vereadores Enio Brizola (PT), Cristiano Coller (PTB), Felipe Kuhn Braun (PP), Gustavo Finck (PP), e Lourdes Valim (Republicanos) realizaram uma vistoria conjunta na Casa de Bombas Municipal do Bairro Santo Afonso onde se depararam com uma situação de sucateamento e de precarização dos equipamentos. Das sete bombas existentes, apenas três estavam em funcionamento, sendo uma na capacidade normal (600A) e as outras  muito abaixo da capacidade normal de bombeamento, com dificuldade perceptível pelos atritos e oscilações de eixo. 

Além disso, foi verificado que os flaps (comportas) também não estão impedindo a entrada de água, como deveriam se funcionassem adequadamente. Essa situação, somada ao subfuncionamento das bombas, faz com que o volume bombeado seja baixo e também com que o sistema não cumpra a suas principais funções: 1) flaps: barrar a entrada das águas e 2) bombas: devolver as águas para o rio em quantidade suficiente para reduzir e até evitar os alagamentos no bairro Santo Afonso e em toda a região do entorno. 

Também foram constatados pelos vereadores vazamentos e fissuras nas paredes. O grupo solicitou laudos técnicos à Secretaria Municipal de Obras sobre a infraestrutura das instalações.

Históricos e testemunhos da comunidade relatam e confirmam que o sistema de bombeamento da casa de bombas quando opera a pleno impede que ocorram alagamentos dessa proporção no bairro. Portanto, a ideia dos parlamentares é propor medidas para apurar a responsabilidade pelo mau funcionamento dos equipamentos que são públicos e que deveriam prestar à população o serviço para o qual foram projetados. O seu subfuncionamento, com menos da metade da capacidade original, expõe a população da região a uma situação de perdas econômicas (materiais, alimentos, medicamentos, agasalhos, dias de trabalho), a condições prejudiciais à saúde física e mental diante de tantas perdas e da precarização da vida.

"Exigimos urgência na manutenção dos equipamentos, pois ainda estamos no início do inverno. Pelo bem da população, queremos providências já!", dispararam os vereadores.

Texto de Gabriele Soares, estagiária de jornalismo do vereador Enio Brizola.