31/07/2018 - Fernando Lourenço sugere ao Executivo estudo de viabilidade para a implantação do Farmácia Mais Perto

por Luís Francisco Caselani última modificação 31/07/2018 20h20

O vereador Fernando Lourenço (SD) fará uma indicação nesta quarta-feira, 1º de agosto, ao Poder Executivo de estudo de viabilidade para a criação de projeto de lei que trate da implantação do Programa Farmácia Mais Perto, conforme modelo utilizado em Passo Fundo e que se tornou referência no Estado. A medida, segundo o parlamentar, beneficiaria idosos, pessoas com deficiência, moradores de baixa renda e demais cidadãos que precisam retirar medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Farmácia Mais Perto leva medicamentos à população nos diferentes bairros da cidade, permitindo que o usuário tenha acesso ao catálogo disponibilizado pela atenção básica em saúde. Por meio da garantia de acesso aos remédios prescritos, o programa contribui efetivamente para o controle de doenças e a evolução de tratamentos, elevando a qualidade em saúde no Município.

O programa é voltado para as pessoas que moram em locais distantes de farmácias, Centros de Assistência Integral à Saúde (CAIS) e Unidades de Saúde da Família (USF). Diariamente, um veículo adaptado percorreria determinado ponto da cidade, atendendo à necessidade dos moradores daquela comunidade.

* Texto de Lucas Apolo, estagiário de jornalismo do gabinete do vereador Fernando Lourenço.