31/01/2022 - Projeto do vereador Enio Brizola quer combater a violência obstétrica no município

por Tatiane Souza última modificação 31/01/2022 16h11

Com o objetivo de combater a violência obstétrica em Novo Hamburgo, o vereador Enio Brizola (PT) protocolou o Projeto de Lei nº 3/2022. Ainda em tramitação, o PL determina que medidas de informação à gestante e parturiente sobre a Política Nacional de Atenção Obstétrica e Neonatal sejam implantadas no município, como a realização de campanhas informativas.

“Todos os dias, mulheres vivenciam essa situação e não sabem que estão sofrendo uma violência que não deveria acontecer”, salienta o autor do projeto. De acordo com o PL, é considerada violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, maternidade e unidades de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no período de puerpério.

Assim, para pôr fim nesta prática violenta, a iniciativa objetiva que campanhas de conscientização e materiais informativos sobre o tema sejam desenvolvidos na cidade. “É um direito da mulher ter acesso a essas informações, pois elas garantem um atendimento hospitalar digno e humanizado. Todas as mulheres devem ter conhecimento de quais comentários ou condutas não podem acontecer no momento do parto ou em qualquer outro em que a gestante ou puérpera seja atendida na rede de saúde”, explica o vereador Brizola. 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola

registrado em: