30/11/2023 - Procuradoria especial da Mulher promove ação em parceria com Hemocentro

por Maíra Kiefer última modificação 01/12/2023 00h32

Na última quinta-feira, 23, a procuradora especial da Mulher, Lourdes Valim, mobilizou a comunidade para uma ação para marcar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro. Criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004, a data tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância do ato de solidariedade nesse período no qual há redução de voluntários pelas festas de final de ano. Segundo a parlamentar, a parceria foi um sucesso e deve ser repetida. Cerca de 25 pessoas realizaram a doação na tarde da quinta-feira. Com transporte gratuito, a saída ocorreu em frente à Câmara de Novo Hamburgo e teve como destino o Hemocentro Estadual, em Porto Alegre“O meu muito obrigado a todos que puderam dedicar sua tarde a fazer o bem sem olhar a quem. Gratidão a todos os voluntários, ao Hemocentro por fornecer o transporte gratuito e nos receber tão bem, meu compromisso como doadora segue de pé sempre”, disse a vereadora. 

A doação pode ser realizada por pessoas que tiverem idade entre 16 e 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto. Pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5. Há medicamentos que podem impedir a doação (consulte junto ao Hemocentro).

No próximo dia 5, em parceria com o grupo Gesto de Amor, ocorrerá nova saída, programada para às 7h30min, da Rua Gomes Portinho, 161. O transporte também será gratuito. Reserve seu lugar pelo WhatsApp: 51 986210400