29/08/2019 - Projeto de Nor Boeno que institui a Semana da Bíblia no município é aprovado

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/08/2019 17h34

Em segundo turno, foi aprovado na quarta-feira, 28 de agosto, o Projeto de Lei n° 45/2019, de autoria do vereador Nor Boeno (PT), que institui a Semana da Bíblia em Novo Hamburgo. Se sancionado pelo Poder Executivo, poderá se tornar lei no Município a comemoração anual na segunda semana de dezembro.

Para destacar a importância do PL, o pastor e ex-vice-prefeito de Novo Hamburgo Roque Serpa usou a tribuna a convite do vereador Nor Boeno. Segundo Serpa, o PL n° 3/2016, de autoria do Poder Executivo, que instituía a Semana da Bíblia, não se enquadrou nos prazos da Casa Legislativa, o que impossibilitou sua votação em 2016. "Acredito que em função de nosso último ano de governo e suas votações 'apertadas'", argumentou. "É um projeto que não tem cor partidária, é do cristianismo", prosseguiu Serpa, que também apresentou dados e datas históricas referentes à Bíblia. Além dele, outras autoridades religiosas estiveram na sessão para acompanhar a votação.

Justificativa

Nor Boeno apresenta dados históricos na justificativa da matéria. "Durante o período do Império, a liberdade religiosa era muito restrita, sobretudo aos cultos públicos protestantes, o que impedia manifestações. No entanto, em meados de 1880, essa situação foi se modificando. Com isso, o movimento evangélico e o Dia da Bíblia se popularizaram", salienta.

O edil também expõe que a Bíblia é um livro singular, não apenas pelos séculos de história, mas por ser considerada, sobretudo pelo povo cristão, como a revelação de Deus aos homens. "A data escolhida foi o segundo domingo do Advento, celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal", explica o vereador.

O projeto considera a importância das comemorações que mobilizam, todos os anos, conforme apresentado na justificativa, milhões de cristãos em todo o Brasil. "Muitas celebrações ocorrem em diversos municípios, fazendo parte das comemorações oficiais das cidades", relata.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: