29/07/2019 - Nor Boeno participa do evento Domingo por Elas em prol de vítimas de violência doméstica

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/07/2019 20h49
29/07/2019 - Nor Boeno participa do evento Domingo por Elas em prol de vítimas de violência doméstica

Foto: Adão Selistre/CMNH

O vereador Nor Boeno (PT) esteve na tarde desse domingo, 28, no evento Domingo por Elas, realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados, mais conhecido como Praça CEU, no bairro Boa Saúde. Com o apoio do Sesc/Fecomércio, Sorrifácil e Secretaria Municipal da Saúde, a atividade foi promovida pela Rede Integrada Laço Lilás, composta por órgãos e entidades que funcionam como serviço de atendimento fortalecedores das ações de enfrentamento à violência e à discriminação. O foco da Rede, ao promover a primeira edição da ação, foi levar informação a mulheres e famílias vítimas de violência doméstica. 

Para que a tarde fosse especial, profissionais voluntários proporcionaram orientações sobre os procedimentos em caso de violência doméstica, dicas sobre saúde bucal para adultos e crianças, cortes de cabelo gratuitos, brinquedos, brechó solidário e atendimentos básicos de saúde. 

Para Nor Boeno, ações como essa são fundamentais tanto para as mulheres quanto para seus filhos, os quais terão maior conhecimento sobre o assunto. "Ao empoderar as mulheres para que denunciem, evita-se que gerações futuras passem pela mesma situação", analisa. "Alguém, em algum momento, deverá romper esse ciclo de violência para que a história não se repita. Para isso, informação e proteção são fundamentais nesse processo de empoderamento", destacou o vereador ao elogiar o fôlder da Rede Integrada Laço Lilás, distribuído no evento, com informações sobre o tema. 

No material, estão explicações acerca do que instituições e órgãos públicos podem fazer pela vítima. Compõem esse sistema a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a Brigada Militar, a Patrulha Maria da Penha, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Poder Judiciário, o Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, o Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim), a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores, entre outras. 

Medida protetiva 

O panfleto também conta com explicações sobre o funcionamento da medida protetiva. Conforme exposto, a vítima pode solicitar a medida por meio de autoridade policial, que encaminhará o pedido ao juiz no máximo em 24 horas. A lei prevê que a decisão seja dada em igual prazo. Está descrito no fôlder também que agressores presos não terão a liberdade concedida enquanto houver risco à vítima.

registrado em: