29/07/2019 - Nor Boeno busca soluções para deslizamentos em trecho do arroio Pampa

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/07/2019 12h57

Chamado por moradores, o vereador Nor Boeno (PT) esteve na tarde de quinta-feira, 25, na avenida Alcântara, esquina com rua Sílvio Gilberto Christmann, no bairro Canudos, por onde passa um trecho do arroio Pampa. O parlamentar se deslocou ao local na mesma hora em que foi contatado. No espaço, o solo das margens cedeu, formando rachaduras na avenida. Parte da terra, que foi movimentada no desassoreamento do arroio iniciado em julho, desmoronou.

Na ocasião, o representante da comunidade conversou com alguns moradores sobre a situação. Valdoir Soeiro mostrou a rachadura, próxima a árvore às margens do Pampa. "Aqui passa carro, caminhão", apontou Soeiro. "O meu medo é de que esse pedaço de terra caia quando algum veículo pesado estiver passando", expressou o morador, cuja residência fica em frente ao arroio. 

Segundo Nor Boeno, o desassoreamento não poderia ser feito em dias de chuva, visto que o solo é arenoso e, no trecho, não há muro de contenção nas margens. "O solo não compacta e, com a chuva, a superfície, que não estava firme, acaba desmoronando", explicou. 

Zelando pela segurança da comunidade e de pedestres, ainda no local o vereador contatou o secretário de Obras, Raizer Ferreira, ao qual falou sobre o perigo e reivindicou soluções. Na manhã desta sexta-feira, 26, a árvore que estava prestes a cair foi removida e pedras foram colocadas nas bordas do Pampa a fim de evitar novos deslizamentos.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: