28/06/2019 - Vereador Nor Boeno recebe livro institucional que conta a trajetória da Comusa

por Jaime Freitas última modificação 28/06/2019 18h02
28/06/2019 - Vereador Nor Boeno recebe livro institucional que conta a trajetória da Comusa

Foto: Patrícia Pedrozo/CMNH

Nesta semana, o vereador Nor Boeno (PT) sentiu-se honrado ao receber em seu gabinete o livro “A ÁGUA É NOSSA – O legado da luta pela municipalização” do diretor-geral da Comusa, Marcio Luders. Isso porque Nor Boeno fez parte do quadro de funcionários da Autarquia durante nove anos.

A obra conta com 91 páginas, cujo conteúdo está dividido em capítulos que constam a história da Comusa, trazem dados relacionados à infraestrutura da Autarquia e da cidade – no que se refere ao saneamento básico no Município.

O livro foi feito com o objetivo de contar a trajetória da Comusa. Em 1998, a Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo assumiu o controle do sistema de captação, tratamento, distribuição e cobrança de água no Município. Em 2008, com base na Lei Municipal 1.750, de 26 de dezembro de 2007, a Comusa – Companhia Municipal de Saneamento foi transformada em autarquia municipal e passou a se chamar “Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo”.

Isso beneficiou a população hamburguense pois foi possível que moradores tivessem acesso à água potável mesmo em regiões remotas. Além disso, houve o barateamento do serviço, considerando a tarifa cobrada pela Corsan. Atualmente, 98% da área urbana de Novo Hamburgo é abastecida pela Comusa.  

registrado em: