27/10/2023 - Em seu primeiro ano como procuradora da Mulher, Lourdes Valim reforça engajamento no Outubro Rosa

por Luís Francisco Caselani última modificação 27/10/2023 15h29
27/10/2023 - Em seu primeiro ano como procuradora da Mulher, Lourdes Valim reforça engajamento no Outubro Rosa

Foto: Antônia Pedroso/CMNH

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha ganhou visibilidade e força no Brasil somente em 2008, quando várias cidades abraçaram o mês colorida e iniciaram a promoção de ações alusivas.

Esse tipo de câncer ocupa a primeira posição em mortalidade da doença entre as mulheres no Brasil, sendo que as maiores taxas estão nas regiões sul e sudeste.

“O Outubro Rosa está chegando ao fim. Ao longo deste mês, foram feitas diversas atividades alusivas à importância do toque e diagnóstico precoce, sendo este o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo, ele pode ser tratado, impedindo que a doença avance. Câncer de mama tem cura!”, destaca a vereadora Lourdes Valim (Republicanos).

Como procuradora especial da Mulher da Câmara de Novo Hamburgo, a parlamentar participou de diversas agendas ao longo do mês. Entre elas, a 13ª edição da caminhada pela conscientização e prevenção ao câncer de mama, realizada pelo Grupo Amigas de Mãos Dadas.

“A caminhada foi muito marcante. A importância de, mesmo em meio a todas as dificuldades que elas enfrentam, estarem ali para conscientizar outras mulheres a realizarem o pré-câncer, ver elas com brilho no olhar, cantando, sorrindo e espalhando alegria a outras mulheres, é inesquecível e nos faz refletir", relata Lourdes.

* Texto de Antônia Pedroso, assessora parlamentar no gabinete da vereadora Lourdes Valim.

registrado em: