26/08/2019 - Nor Boeno apresenta projeto de lei que institui a Semana da Bíblia em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 26/08/2019 20h09

Em primeiro turno, será votado nesta segunda-feira, 26 de agosto, o Projeto de Lei n° 45/2019, de autoria do vereador Nor Boeno (PT), que institui a Semana da Bíblia em Novo Hamburgo. Se aprovado pelo plenário, poderá se tornar lei no Município a comemoração anual, sempre na segunda semana de dezembro.

O parlamentar apresenta dados históricos na justificativa da matéria. "Durante o período do Império, a liberdade religiosa era muito restrita, sobretudo aos cultos públicos protestantes – o que impedia manifestações. No entanto, em meados de 1880, essa situação foi se modificando. Com isso, o movimento evangélico e o Dia da Bíblia se popularizaram", salientou.

O edil também expõe na justificativa que a Bíblia é um livro singular, não apenas pelos séculos de história, mas por ser considerada, sobretudo pelo povo cristão, como a revelação de Deus aos homens. "A data escolhida foi o segundo domingo do Advento, celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal", explica o vereador sobre o Dia da Bíblia.

O projeto considera a importância das comemorações que mobilizam, todos os anos, conforme apresentado na justificativa, milhões de cristãos em todo o Brasil. "Muitas celebrações ocorrem em diversos municípios, fazendo parte das comemorações oficiais das cidades", relata. 

Ao finalizar o texto, o parlamentar salienta que houve proposta similar na Casa Legislativa de Novo Hamburgo há três anos, por meio do PL n° 3/2016. "Por manter essa mesma convicção, é que apresentamos à consideração dos nobres parlamentares este projeto de lei, confiando na sua aprovação", conclui o vereador Nor Boeno. 

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno. 

registrado em: