26/06/2024 - Brizola apresenta demandas de Lomba Grande em reunião com o Ministério da Agricultura
As diversas demandas do bairro rural Lomba Grande, duramente afetado pelas enchentes no município, foram pautadas pelo vereador Enio Brizola (PT) em reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do Programa Emergencial de Recuperação do Agronegócio no RS, nesta terça-feira, 26, na Universidade Feevale.
Com uma área de aproximadamente dois terços do território de Novo Hamburgo, Lomba Grande concentra a maior quantidade de propriedades rurais afetadas do estado, com 450 imóveis nas regiões mapeadas pela Emater-RS. Os produtores rurais do bairro são responsáveis por uma grande diversidade de produção agrícola, incluindo orgânicos, hortaliças, apicultura, piscicultura e fruticultura, muitos dos quais perderam toda ou quase toda a produção. Lembrando que, no município, grande parte da merenda escolar é abastecida pela agricultura familiar.
Conforme o vereador, que representou a Câmara de Novo Hamburgo na reunião, é imprescindível a presença do Governo Federal neste momento para ajudar na reconstrução. "Entre outros encaminhamentos, foram propostas uma visita técnica nas propriedades e vistorias nas estradas. Porque as demandas são variadas, como a necessidade de melhorias urgentes nas estradas, desassoreamento dos arroios e horas-máquina nas propriedades", disse Brizola.
Além das intervenções para recuperar o solo, as necessidades apontadas pelo vereador, entidades, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Hamburgo e produtores incluem encontros com agentes de financeiros para ajustar linhas de créditos conforme as novas diretrizes do Governo Federal.
Brizola também destacou a situação da Emeb Professora Helena Canho Sampaio, escola localizada no bairro, que sofreu com as enchentes e precisa de aporte financeiro para sua recuperação.
* Texto de Gabriele Soares, assessora parlamentar do vereador Enio Brizola.