25/10/2019 - Vereador Nor Boeno prestigia trabalhos de estudantes na 34ª Mostratec

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/10/2019 21h24

O vereador Nor Boeno (PT) participou, na tarde de quinta-feira, 24 de outubro, da 34ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada nos pavilhões da Fenac. A maior feira de jovens cientistas da América Latina contou com 755 trabalhos científicos de todos os estados do Brasil e de outros 20 países, divididos em 13 áreas do conhecimento, apresentados por estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico.

Na ocasião, o parlamentar participou de reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia (Coedu), realizada no estande fixo da Câmara de Novo Hamburgo. O Legislativo hamburguense integra o rol de instituições que oferecem incentivos educacionais aos melhores estudos apresentados na Mostratec.

Além da comissão, o edil prestigiou alguns projetos de estudantes de todo o mundo. Entre eles, o "Música como instrumento de concentração", feitos pelos alunos 3° ano do ensino médio Gianluca Graciano Nisco, Kevellyn Miliorini Costa e Urandi Antoniel Neto. O trio estuda na escola Rui Barbosa, localizada em Cornélio Procópio, no Paraná.

Para eles, participar da segunda feira do gênero no mundo é a realização de um sonho. "Tivemos que fazer um investimento para estar aqui, mas a escola também nos ajudou custeando hotel", informou Kevellyn.

Conforme explicado por eles, o projeto tem por finalidade auxiliar alunos durante o processo de aprendizagem, utilizando a música como um recurso benéfico à mudança de comportamentos com características de ansiedade.

O projeto

A metodologia utilizada pelos estudantes foi a observação de alunos de séries iniciais, especificamente de 3° e 4° ano. O trio compôs uma música com base nas análises dos comportamentos dessas crianças, na qual utilizou instrumentos como violão, teclado e cajón. "A música foi composta no tom de C (Dó)", explicou Antoniel.

Resultado

Eles contam que ficaram dois meses observando o comportamento dos pequenos após a volta do recreio. "Eles demoravam cerca de quatro a cinco minutos para que obtivessem a concentração necessária para a continuidade da aula", explicou Graciano. "A observação foi realizada dentro da sala de aula com a gente junto. Porém, notamos um incômodo por parte dos alunos. Então, nos dois meses seguintes, a observação foi realizada com base no questionário entregue às professoras", esclareceu.

Desta forma, os estudantes perceberam que o tempo necessário para que os alunos se acalmassem aumentou uma média de 5 a 7 minutos.

Com base no questionário respondido pelas professoras, ao escutar a música sem a presença dos pesquisadores, no segundo mês já era possível notar que a concentração ideal era atingida dentro de um minuto.

Influência direta e positiva na aprendizagem

Ao finalizar o trabalho, o desempenho dos alunos foi checado. Segundo os dados analisados e a discussão realizada com as professoras, a conclusão foi de que houve melhora no aproveitamento da aula e, até mesmo, nas notas dos alunos. O trio provou, assim, que a música influencia direta e positivamente no processo de aprendizagem dos alunos.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno.