25/01/2022 - Brizola é autor da 1ª Moção de 2022 e traz repúdio à redução das aulas de Educação Física nas escolas estudais

por Tatiane Souza última modificação 25/01/2022 18h40

A primeira Moção de 2022 da Câmara de Novo Hamburgo também é de autoria do vereador Enio Brizola (PT). Protocolada nesta segunda-feira, 24 de janeiro, a Moção 01/2022 manifesta repúdio à redução da carga horária de aulas de Educação Física no Ensino Fundamental e à exclusão da disciplina a partir do segundo ano do Ensino Médio. Assim que aprovado, o documento será enviado ao governador Eduardo Leite e ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza. 

De acordo com a justificativa, a medida constante na portaria Seduc/RS nº 350/2021 do Governo do Estado vai na contramão de todos os estudos científicos que reforçam a importância da Educação Física na promoção da saúde e da cidadania.

“É um descaso com os nossos estudantes, que não terão mais incentivo às práticas esportivas dentro das escolas. Sabemos o quanto as aulas de Educação Física são essenciais, especialmente para a saúde física e mental, e muitos jovens dependem da disciplina como único acesso aos exercícios no dia a dia”, destaca o vereador Brizola.  

A Moção salienta ainda os benefícios da disciplina no combate ao sedentarismo e à obesidade, assim como, a importância da prática de exercícios para a redução das sequelas da Covid-19.  “A Educação Física é parte dos aprendizados que auxiliam na formação do cidadão. É lamentável que as aulas deixem de fazer parte da rotina dos estudantes”, conclui o vereador. 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola 

registrado em: