24/02/2022 - Vereadora Lurdes Valim elabora projeto que cria farmácia veterinária solidária

por Tatiane Souza última modificação 24/02/2022 20h13
24/02/2022 - Vereadora Lurdes Valim elabora projeto que cria farmácia veterinária solidária

Foto: Jonatas Soares/ Gabinete da Lourdes Valim

O Brasil é o segundo país no mundo com a maior população de animais como cães, gatos e aves e o terceiro maior em população total de animais de estimação, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que nos últimos anos houve um aumento significativo no número de cães, gatos e animais silvestres no Brasil, surgindo a necessidade de se implantar políticas públicas mais eficazes para garantir, além do bem estar e saúde animal, a redução de doenças e os riscos de abandono dos animais de estimação por seus tutores.

Os animais também adoecem. Atualmente, existe uma variedade de medicamentos utilizados para prevenir e curar doenças e para manter os animais saudáveis. Porém, muitas vezes, as famílias deixam de tratar seus animais domésticos em razão do alto custo dos medicamentos veterinários, não podendo arcar com as despesas sem prejuízo de seu próprio sustento e de sua família.

Considerando todos estes fatos, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) elaborou o  Projeto de Lei nº 11/2022 - Programa Solidare Pet - Farmácia Veterinária Solidária. O objetivo é possibilitar o reaproveitamento de medicamentos de uso veterinário em animais domésticos pertencentes a famílias, principalmente de baixa renda, prevenindo doenças que podem afetar também a saúde humana e auxiliando no combate às zoonoses.


O projeto instituirá a possibilidade de parceria com distribuidoras, indústrias, empresas privadas, entre outras, na doação dos produtos de uso veterinário. Pessoas que tenham medicamentos em suas casas também poderão efetuar doações.

Muitas doenças podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a Medicina Veterinária, a Medicina Humana e associado a outros profissionais de saúde.


"Pensar no bem-estar dos animais de estimação é um ato de amor. O projeto é de extrema importância e venho estudando e analisando o tema. Por isso, vou reapresentá-lo, com outra estrutura, para ter certeza que garantirá às famílias de baixa renda ou até mesmo nenhuma renda o direito de receber a doação de medicamentos ", apontou a vereadora Lourdes Valim (Republicanos), mais conhecida como a guerreira do povo. 

Texto de Rita Czaplinsky/Assessora Parlamentar do gabinete da vereadora Lourdes Valim.

registrado em: