23/08/2019 - Fernando Lourenço participou de reunião com moradores do Residencial Mundo Novo

por Tatiane Souza última modificação 23/08/2019 18h11

O vereador Fernando Lourenço (SD) participou de uma reunião extraordinária da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (COOSP) na manhã da última quinta-feira, 22, na sede do Legislativo. O grupo de trabalho, também integrado pela vereadora Patrícia Beck e o vereador Vladi Lourenço (PP), recebeu os moradores do Conjunto Residencial Mundo Novo, localizado no bairro Canudos, para debater sobre o aumento nas tarifas cobradas pelo Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo (Comusa).

A reivindicação dos moradores refere-se a Lei Municipal 3.157/2018, que regulamentou as tarifas dos serviços prestados pela Comusa, e excluiu o residencial da categoria de moradia popular. Por esse motivo, o valor das contas de água subiu consideravelmente. De acordo com os residentes, o local existe há cerca de 40 anos e comporta mais ou menos 4 mil pessoas, sendo que a grande maioria recebem um salário mínimo por mês.  Os condôminos lutam para que o conjunto habitacional volte a ser enquadrado como residencial popular pela autarquia.

Como o órgão havia justificado sua ausência na reunião por meio de ofício, uma vez que o caso encontra-se na justiça, a comissão decidiu encaminhar um requerimento indagando por qual motivo não enquadram o Conjunto Residencial Mundo Novo como residencial social uma vez que foi financiado por sistema de habitação em programas de baixa renda. O prazo de resposta, segundo o grupo, é de sete dias. Caso não haja pronunciamento nesse período, os vereadores pretendem elaborar a regulamentação da situação através de um novo projeto. “Como foi apontado na reunião, o residencial sempre se enquadrou na categoria popular e me parece bastante plausível que continue assim”, analisou Fernando.

A COOSP também deve apresentar uma moção para avaliação de todos os parlamentares na próxima semana.

* Texto de Rodrigo Pereira, estagiário de Jornalismo do gabinete do vereador Fernando Lourenço.