22/03/2022 - Vereador Enio Brizola denuncia transporte público municipal ao MP

por Maíra Kiefer última modificação 22/03/2022 19h10

Após receber diversas reclamações da comunidade e confirmá-las em fiscalização, o vereador Enio Brizola (PT) denunciou ao Ministério Público, nesta terça-feira, 22, a situação do transporte coletivo em Novo Hamburgo. O documento protocolado reúne, além da denúncia, reclamações da população e notícias sobre o tema veiculadas pelos principais jornais da cidade. 

“Quando tive a iniciativa de fiscalizar o transporte não esperava receber tantas reclamações. Hoje, é possível afirmar que todas as linhas de ônibus do município estão com problemas, seja por falta ou não cumprimento de horários, lotação, ou pela sujeira nos coletivos. É inaceitável que o povo trabalhador, que já paga caro pela passagem, não tenha um transporte público de qualidade”, pontua Enio Brizola. 

O vereador explica que o direito ao transporte está previsto na Constituição Federal como um dos fundamentos para a cidadania. “Este é um serviço indispensável para atender as necessidades da nossa população, que precisa se deslocar diariamente seja para trabalhar, ir ao médico, à escola ou, simplesmente, ter acesso à cidade. É um direito social fundamental que não está sendo cumprido pelo Município”, reforça. 

Na denúncia, Brizola destacou ainda que o setor do transporte foi o único a receber subsídio durante a pandemia, em que a prefeitura custeou parte da operação para garantir a prestação do serviço. “Precisamos de uma previsão de quando será realizada uma nova licitação. A empresa atual, Viação Futura, já atua há 20 anos na cidade e, de longe, este é o pior momento já vivido no transporte municipal. Isto é falta de interesse e comprometimento. Queremos uma solução, o povo trabalhador está cansado de esperar horas nas paradas”, conclui.   

Texto e foto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola