21/06/2023 - Vereadores acionam o Ministério Público sobre a situação da Casa de Bombas

por Daniele Silva última modificação 21/06/2023 19h37
21/06/2023 - Vereadores acionam o Ministério Público sobre a situação da Casa de Bombas

Foto: Gabriele Soares

Após a vistoria realizada no início da semana pela comitiva de vereadores na Estação de Bombeamento de Águas (Casa de Bombas), no bairro Santo Afonso, os vereadores Enio Brizola (PT), Cristiano Coller (PTB), Felipe Kuhn Braun (PP), Gustavo Finck (PP), e Lourdes Valim (Republicanos) acionaram o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul sobre a situação precária de funcionamento da Casa de Bombas, através de denúncia feita nesta quarta-feira, 21.

Os vereadores demandaram ao Ministério Público a apuração de responsabilidades pelo funcionamento precário da estrutura, como agravante dos alagamentos aos quais a população da região ficou exposta. O relatório gerado pela vistoria coletiva aponta que das sete bombas existentes apenas uma estava em funcionamento pleno na capacidade normal (600A) e as outras duas funcionando muito abaixo do normal de bombeamento.

No relatório foram anexados fotos das bombas que estavam em funcionamento e das máquinas que estavam desativadas. Registros de infiltração nas paredes com rachaduras, fiações expostas e vazamentos nas juntas das tubulações. Outros documentos também foram anexados como declarações públicas da Prefeitura, matérias dos jornais locais sobre o funcionamento da Casa de Bombas e cópia do Requerimento Nº 958/2023, em tramitação na Câmara Municipal, que solicita informações ao Poder Executivo sobre ações de manutenção e reformas de equipamentos e de infraestrutura na Casa de Bombas nos últimos dez anos.

* Texto enviado por Gabriele Soares, estagiária de Jornalismo do gabinete de Enio Brizola