21/03/2022 - Vereador Brizola visita APAC Porto Alegre

por Tatiane Souza última modificação 21/03/2022 20h10
21/03/2022 - Vereador Brizola visita APAC Porto Alegre

Foto: Gabriele Soares/ Gabinete Enio Brizola

Na tarde da última sexta-feira, 18, o vereador Enio Brizola (PT) e outros colegas vereadores, visitaram a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Porto Alegre (APAC). Com o intuito de conhecer na prática este método que recupera 80% dos apenados, a visita possibilitou entender como funciona a instituição que pode ser instalada em Novo Hamburgo.

No local, os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer a rotina dos apenados, que tem início às 6 horas da manhã e vai até às 22 horas. Dentre as diversas atividades, como por exemplo, aulas de ensino fundamental, médio e superior. Onze apenados ingressaram no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eles também têm acesso a cursos profissionalizantes e desenvolvem a leitura, sendo obrigatório ler no mínimo uma publicação por mês.   

O foco da APAC é atuar por meio da valorização humana, vinculada à espiritualidade, oferecendo ao condenado condições de se recuperar. Além do acompanhamento voluntário de nutricionistas e psicólogos, todo o serviço, desde a segurança até a alimentação, quem realiza são os próprios recuperandos, o que não gera custo para a manutenção da Instituição.

“Instalar a APAC em Novo Hamburgo é sinônimo de avanço para a nossa cidade. É o futuro da segurança pública que está em jogo. Eu já havia visitado o local anteriormente e não me canso de ver o quanto o trabalho realizado lá é eficiente. Que com a visita os colegas vereadores consigam se sensibilizar, assim como eu, sobre os benefícios da instituição”, destaca o vereador. 

Enio Brizola reforça que é fundamental enfatizar que as associações APAC não diminuem a pena, apenas auxiliam no processo de ressocialização, dando novas possibilidades de vida para essas pessoas. “Os apenados utilizam o tempo de reclusão para desenvolver novas habilidades e não para aprender mais sobre o mundo do crime, como nos presídios convencionais. As APAC são uma nova possibilidade de futuro para essas pessoas”, conclui. 

A visita foi conduzida pela presidente da APAC Porto Alegre, Célia Rejane Amaral, e acompanhada pelo juiz titular da Vara de Execuções Criminais de NH, Fernando Noschang, e pelo Procurador de Justiça do Ministério Público do RS, Gilmar Bortolotto.  

Texto: Gabriele Soares - estagiária de jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola 

registrado em: