2/3/2022 - Vereador Brizola visita a Defensoria Pública de Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 02/03/2022 16h53
2/3/2022 - Vereador Brizola visita a Defensoria Pública de Novo Hamburgo

Gabriele Soares/Gabinete Enio Brizola

Na quinta-feira, 24, o vereador Enio Brizola (PT) visitou a Defensoria Pública do município. Os defensores Jaderson Paluchovski e Deise Sartori, receberam o vereador e explicaram sobre o grande fluxo de atendimentos que são realizados pelo órgão em Novo Hamburgo. 

O atendimento presencial na defensoria foi retomado em setembro, com uma alta demanda, sendo atendidos aproximadamente 150 pessoas por dia, com apenas três servidores no quichê. Os defensores denunciam o baixo quadro de funcionários para suprir a demanda. Os profissionais destacam que cerca de 450 defensores atuam em todo o estado do Rio Grande do Sul, um terço do necessário para suprir as necessidades.

O alto número de atendimentos deve-se, segundo os defensores, não somente à pandemia do coronavírus, mas também ao empobrecimento da população. Entre as principais procuras estão as relacionadas à saúde, assistência social e civil no município. 

O vereador Enio Brizola levou aos defensores uma demanda que tem preocupado bastante. Segundo o parlamentar, os moradores que compram um terreno, independente do tamanho, para solicitar a ligação de energia elétrica, obrigatoriamente precisam de um projeto arquitetônico do local. Essa obrigatoriedade é exigida para todos, até mesmo para os cidadãos de baixa renda, que não possuem condições de realizar um projeto deste porte. “Vamos atuar fortalecendo a Defensoria Pública do município, pois fortalecendo a defensoria vamos ajudar quem mais precisa de justiça, ressaltou Brizola. 

Gabriele Soares, estagiária de Jornalismo do gabinete do vereador Enio Brizola.

registrado em: