1º/03/2021 - Gustavo Finck realiza reunião para implementar cicloturismo em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/03/2021 17h22

Na última quarta-feira, 24, o vereador Gustavo Finck (PP) reuniu-se com os empresários da área do cicloturismo da Rota Romântica Daniel Hunger e Ederson Rorato e com o chefe de gabinete do deputado estadual Issur Koch (PP), Pablo Rodrigues.

Uma das propostas é a de fomentar a prática do turismo sobre bicicleta no bairro Lomba Grande e na cidade de Novo Hamburgo, incluindo rotas e complementando o cicloturismo na região, que já é organizado pela Rota Romântica.

O encontro faz parte de um conjunto de ações que estão sendo planejadas para a segurança no trânsito voltada aos ciclistas, com sinalização adequada, uso de ciclofaixas, entre outros. A implementação dessas ações focadas na mobilidade urbana contribui para o melhor fluxo nas vias públicas, diminuindo o trânsito de veículos automotores e incentivando a prática de atividade física segura.

Dentro da temática, Finck já indicou importantes propostas, objetivando a segurança de quem utiliza esse meio de transporte. Na estrada da Integração, em Lomba Grande, foi implementada a sinalização de trânsito de ciclistas. O vereador também indicou um estudo de viabilidade para a implementação de uma ciclofaixa em toda a extensão da rua Mundo Novo, pois, no local, transitam diariamente um elevado número de ciclistas, seja por lazer, como meio de transporte ou atividade física.

"O uso de bicicletas, como meio de transporte cotidiano, está em constante crescimento, e é direito dos ciclistas usufruir de um ambiente seguro e acessível, com sistema de sinalização que assegure uma experiência agradável ao usuário, permitindo que o ciclista possa realizar o percurso com segurança, conforto e garantia da devida orientação", destaca Gustavo Finck.

Outras proposições estão sendo planejadas pelo vereador para incentivar o uso de bicicletas na cidade de Novo Hamburgo e para fomentar o turismo, o lazer e a prática sustentável de atividade física. Será idealizada também uma audiência pública com a comunidade e setores envolvidos para debater o tema.

"Estamos buscando recursos junto ao Ministério do Turismo para viabilizar a implementação de uma ciclofaixa da Guia Lopes até a estrada da Integração, no centro de Lomba Grande", afirma o vereador.

* Texto de Jaqueline Vicente, coordenadora de gabinete do vereador Gustavo Finck.


registrado em: