19/03/2019 - Cristiano Coller apresenta projeto para pessoas com fibromialgia

por Luís Francisco Caselani última modificação 19/03/2019 21h04
19/03/2019 - Cristiano Coller apresenta projeto para pessoas com fibromialgia

Foto: Jade Guimarães/CMNH

Nesta segunda-feira, 18 de março, o Projeto de Lei nº 14/2019, de autoria dos vereadores Cristiano Coller (Rede) e Patricia Beck (PPS), foi lido durante a sessão e deve ser apreciado pelo Plenário em breve. A matéria aborda o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em locais específicos. Segundo os parlamentares, a doença afeta 2% da população e acaba se tornando causador de 15% de consultas em ambulatórios de reumatologia.

O objetivo é que a doença se torne mais conhecida através de informações e tenha um tratamento adequado. Alunos do curso técnico de Eletrotécnica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha apresentaram aos vereadores, no dia 20 de fevereiro, um projeto de dispositivo eletrônico que compromete-se a diminuir as dores e trazer uma qualidade de vida melhor para quem sofre com a doença.

Entenda o que é fibromialgia

A fibromialgia é uma doença crônica que causa forte dor em diversas partes do corpo, além de cansaço frequente, indisposição, distúrbios do sono e rigidez por mais de três meses. O diagnóstico da doença é feito por avaliação de um médico reumatologista,. e o tratamento é realizado com remédios para dor, fisioterapia, acupuntura ou atividade física.

* Texto de Jade Guimarães, estagiária de Jornalismo do gabinete do vereador Cristiano Coller.

registrado em: