18/04/2022 - Requerimento solicita criação de Comissão Especial para acompanhar a substituição da referência oncológica do SUS em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 18/04/2022 17h19

Com iniciativa do vereador Enio Brizola (PT), foi protocolado na manhã da última quinta-feira, 14, o Requerimento n° 409/2022, que solicita a criação de uma Comissão Especial para acompanhar os impactos da substituição da referência oncológica do SUS em Novo Hamburgo. A decisão de parar com os atendimentos na cidade é do Hospital Regina e foi anunciada pelo Executivo na quarta-feira, dia 13, fazendo com que os hamburguenses em tratamento oncológico passem a ser assistidos pelo Hospital Bom Jesus, de Taquara. 

“Conforme notícia publicada pelo Jornal NH no dia 13 de abril, 943 pessoas estão em tratamento oncológico no Hospital Regina. Essa mudança é um total descaso com a nossa população. Os pacientes, que já estão debilitados pelo câncer, sofrerão ainda mais com o deslocamento até Taquara”, pontua o vereador Enio Brizola.

De acordo com o parlamentar, a Comissão deve acompanhar de perto os impactos da mudança, assim como, as medidas adotadas pela Prefeitura para minimizar os problemas com a transferência de local. “A Secretaria da Saúde garante que vai providenciar transporte para os pacientes, então a Comissão Especial cobrará que isto seja feito com qualidade. Além disso, estaremos atentos às demais necessidades dos pacientes neste processo para que qualquer eventual problema seja resolvido pelo Município", expressa o vereador. 

Além de Enio Brizola, o presidente da Câmara, vereador Cristiano Coller (PTB) e os vereadores Felipe Kuhn Braun (PP), Lourdes Valim (Republicanos) e Gustavo Finck (PP) também assinaram o requerimento. O pedido será apreciado em plenário ainda nesta semana. 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola

registrado em: