17/04/2025 - Vereador Brizola articula diálogo sobre a Casa da Lomba

por Tatiane Souza última modificação 17/04/2025 12h50
17/04/2025 - Vereador Brizola articula diálogo sobre a Casa da Lomba

Foto: Gabriela Soares/CMNH

O vereador Enio Brizola (PT) mediou nesta terça-feira,15, a reunião entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Associação Cultural Cantalomba para discutir o futuro da Casa da Lomba, em Lomba Grande. O encontro teve como pauta o andamento das obras de restauração e propostas para a programação cultural do espaço.

A Casa da Lomba, tombada em 2007, é reconhecida como um histórico equipamento cultural da região. A Cantalomba, que ocupava o espaço antes da interdição, promovendo arte, economia solidária e sustentabilidade, manifestou interesse em retomar suas atividades culturais no local após a reabertura. Por anos, a Cantalomba ocupou a Casa resgatando a história e proporcionando atividades culturais na região.

Conforme o secretário municipal de Cultura, Angelo Reinheimer, a reforma está 60% concluída, mas necessitará de prorrogação de seis meses, com previsão de entrega para o início de 2026.

Brizola destacou a importância dos coletivos culturais para a ocupação do espaço, "a Casa da Lomba é um patrimônio afetivo da comunidade. A revitalização foi graças à mobilização popular, com apoio do mandato. Após a obra finalizada, ela precisa atender as demandas artísticas locais, fortalecida como um espaço cultural e patrimônio histórico, valorizando a cultura local".

O projeto de restauro da Casa da Lomba tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e cultural do município. Parte do investimento para a restauração foi arrecadado por meio de um projeto contemplado no Fundo para Reconstituição de Bens Lesados no valor de R$ 1,8 milhão.

*Texto elaborado por Gabriele Soares, assessora parlamentar do gabinete do vereador Enio Brizola.

registrado em: