16/10/2024 - Marciano Schmitz recebe Prêmio Cultural por indicação do vereador Enio Brizola

por Daniele Silva última modificação 16/10/2024 20h18
16/10/2024 - Marciano Schmitz recebe Prêmio Cultural por indicação do vereador Enio Brizola

Foto: Daniele Souza/CMNH

O artista hamburguense Marciano Schmitz foi agraciado com o Prêmio Cultural Ernesto Frederico Scheffel em reconhecimento à sua inestimável contribuição para a cultura de Novo Hamburgo e do Rio Grande do Sul. A premiação, indicada pelo vereador Enio Brizola, ocorreu nesta terça-feira, 15 de outubro, durante solenidade no Plenário da Câmara Municipal.

Schmitz, que se destaca como pintor, escultor e professor, é um dos grandes nomes da arte gaúcha. Com obras espalhadas pela cidade, pelo estado e até fora do país, ele é uma referência no cenário artístico e cultural da região.

"Prestar essa homenagem é uma grande responsabilidade. Marciano é gigante e merece todo o reconhecimento pelo seu trabalho artístico e pela dedicação à nossa cidade e cultura", afirmou o Brizola, ao justificar a indicação.

Marciano Schmitz esteve à frente de importantes movimentos culturais de Novo Hamburgo, como o Movimento da Casa Velha, um espaço cultural fundado em 1977, ao lado dos artistas Flávio Scholles e Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão. O objetivo do espaço era fortalecer a identidade artística da cidade, evitando que os talentos da região precisassem buscar reconhecimento em grandes centros urbanos.

Entre as obras de Schmitz estão o Monumento à Bíblia, no Parque Floresta Imperial; a fachada do Centro Municipal de Cultura de Novo Hamburgo; o Monumento ao Bicentenário da Imigração Alemã; e o Monumento Evolução, que celebra os 50 anos da Feevale. Além disso, suas pinturas no interior da Catedral São Luiz e suas obras retratando paisagens nativistas, especialmente da Lomba Grande, são marcos da arte local.

Durante o discurso de agradecimento, Schmitz destacou a importância da arte na vida cotidiana. "É impossível viver sem arte, pois ela está em tudo. Eu tenho pressa, ainda tenho muito a fazer, então mãos à obra", concluiu o artista.

*Texto de Gabriele Soares, assessora de gabinete de Enio Brizola.