16/03/2022 - Vereador Brizola participa da Mobilização Nacional da Educação

por Daniele Silva última modificação 16/03/2022 20h30
16/03/2022 - Vereador Brizola participa da Mobilização Nacional da Educação

Foto: Gabriele Soares

Em todo o país, nesta quarta-feira, dia 16, foram organizados atos da Mobilização Nacional da Educação pelos sindicatos e entidades da educação. Em Novo Hamburgo, o vereador Enio Brizola (PT) esteve presente no ato em frente a Prefeitura na parte da manhã e caminhou junto dos professores até a Praça do Imigrante, no centro da cidade.

As manifestações na cidade foram organizadas pelo Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo (SindProf-NH) e também estavam presentes sindicatos e entidades da região, como o Sindicato dos Professores Municipais de São Leopoldo (Ceprol), O 14º núcleo da Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers), Sindicato dos Municipários de Estância Velha (Simev), Sindicato dos Profissionais em Educação Municipal em Canoas (Sinprocan), Sindicato dos Municipários de Esteio (Sisme), a Rede Emancipa de Novo Hamburgo, entre outros.

Dentre as reivindicações da classe, estão a reposição salarial, o chamamento do concurso público, chamamento dos contratos emergenciais, valorização no plano de carreira e equiparação salarial. É lamentável a situação da educação na nossa cidade. Faltam mais de 200 professores na rede municipal, a contratação emergencial não sai. Enquanto isso, os professores, que já estão sobrecarregados, têm que se desdobrar para atender todos os alunos. Realmente ninguém deixou de ser atendido, mas a que custo? E a saúde mental destes profissionais? Como se não bastasse, tem a questão da reposição salarial, que tem sido negada a estes servidores. É inaceitável", ressalta o vereador Brizola.

*Texto elaborado por Gabriele Soares, estagiária de Jornalismo do gabinete de Enio Brizola.