16/02/2024 - Cristiano Coller assume a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

por Luís Francisco Caselani última modificação 16/02/2024 16h55
16/02/2024 - Cristiano Coller assume a presidência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Na última quarta-feira, 14, o vereador Cristiano Coller (PTB) foi eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Novo Hamburgo, assumindo um papel fundamental na preservação da dignidade da função social da atividade legislativa.

Uma das responsabilidades primordiais do conselho é a investigação de possíveis violações do Código de Ética e Decoro Parlamentar. Em casos de descumprimento das normas estabelecidas, um processo disciplinar pode ser instaurado mediante representação por escrito de qualquer cidadão, pessoa jurídica ou até mesmo vereador. Essa medida assegura que os membros do legislativo municipal sejam responsáveis perante a comunidade que representam.

Coller expressou seu compromisso em garantir que o Conselho de Ética opere com imparcialidade e rigor. "A confiança do público em nossas instituições é essencial para a democracia; vamos trabalhar incansavelmente para garantir que a ética e a transparência sejam os pilares da nossa atuação'', afirmou o vereador.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar é composto também pela vereadora Tita (PSDB), como secretária, e pelo vereador Fernando Lourenço (PDT), como relator.

* Texto de Jordana Eltz, estagiária de Jornalismo do gabinete do vereador Cristiano Coller.

registrado em: