15/07/2019 - Nor Boeno esclarece dúvidas de pais de alunos da escola Salgado Filho com a secretária de Educação

por Luís Francisco Caselani última modificação 15/07/2019 19h02

Na tarde da última sexta-feira, 12 de julho, o vereador Nor Boeno (PT) reuniu-se com a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli, e com o chefe de Gabinete, Lineo Baum, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, para esclarecer dúvidas da Associação de Pais e Mestres (Apemem) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Senador Salgado Filho, do bairro Canudos. Duas situações foram apresentadas à titular da pasta: uma relacionada à infraestrutura e outra ao 9° ano. 

Conforme relatado pelo vereador, há um pavilhão no colégio que está com as madeiras danificadas por cupins, o que coloca em risco a integridade física dos alunos. "Estive na festa junina na escola, onde pais de alunos me relataram a situação", expôs Nor. "Lá, as salas estão precárias. Por isso, queremos saber se há algum projeto de reforma ou construção de novas salas", questionou o vereador.

Maristela apresentou o projeto para a edificação de um novo espaço. No entanto, não há verba para a obra em 2019. "Já temos projeto e orçamento, mas falta o recurso", esclareceu a secretária. "Serão salas novas, em dois andares, e banheiros", detalhou. 

Questionada pelo vereador sobre a existência de vagas no 9° ano da escola, Maristela explicou que a EMEF já está credenciada para a nova série. "O empasse não é a falta de professores, é o espaço mesmo", explicou. Segundo ela, a implantação e ampliação do 9° ano está condicionada à nova construção. 

De acordo com a secretária, devido à falta de infraestrutura, o Município conseguiu vagas para alunos do 9° ano em escolas do Estado, entre elas o Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig (Ciep) e a escola Engenheiro Ignácio Christiano Plangg.

No orçamento de construção de novas salas na escola Salgado Filho, está inclusa também a demolição da antiga estrutura. Ainda conforme apresentado pela secretária, o novo prédio será adaptado para alunos com mobilidade reduzida. A expectativa do vereador é de que a construção esteja na previsão orçamentária do próximo ano.

* Texto de Patrícia Pedrozo, estudante de Jornalismo e assessora voluntária do gabinete do vereador Nor Boeno.

registrado em: