15/01/2026 - Vereador Brizola intermedia reunião entre Caixa, Prefeitura e moradores da Vila Palmeira

por Tatiane Souza última modificação 15/01/2026 19h10
15/01/2026 - Vereador Brizola intermedia reunião entre Caixa, Prefeitura e moradores da Vila Palmeira

Foto: Gabriele Soares/Gabinete

A construção das moradias destinadas às famílias afetadas pela reurbanização da Vila Palmeira é aguardada há mais de dez anos pelas famílias. O vereador Enio Brizola (PT) intermediou, nesta quinta-feira, 15, a reunião com o superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal no Vale do Sinos, Ricardo Darós, a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Juciane Saul, e uma comitiva de moradores da Vila Palmeira. O encontro ocorreu no Plenarinho da Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

A reurbanização da Vila Palmeira ocorreu em 2012, e contemplou a implantação de infraestrutura básica, como redes de água e esgoto, iluminação pública, rede elétrica e pavimentação no bairro Santo Afonso. Porém, para viabilizar essas obras, parte das famílias da Vila Palmeira, majoritariamente chefiadas por mulheres, foram retiradas destas áreas. As famílias removidas, dependem do benefício do aluguel social há mais de 10 anos.

Durante a reunião, as famílias relataram a angústia de anos de espera pela moradia própria e as dificuldades enfrentadas por dependerem do aluguel social, uma vez que o valor do benefício, de R$ 749 mensais, não é suficiente para a quitação dos aluguéis, sendo necessário complementar o pagamento com recursos da própria renda. 

O projeto de reassentamento prevê a construção de 231 casas por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). Inicialmente, as unidades habitacionais seriam construídas no bairro Santo Afonso, na Vila Palmeira. No entanto, após as enchentes de maio de 2024, devido a área de alagamento, foi alterado o local do empreendimento. Com isso, o projeto foi transferido para o bairro Canudos, na Rua Octávio Oscar Bender, fora da área fora de risco.

Durante a reunião, a comissão de moradores deliberou por reuniões periódicas. “A decisão de encontros regulares, acompanhando todos os movimentos da obra, é fundamental, na medida que isso elimina as incertezas sobre o projeto”, disse Brizola. 

O Superintendente de Habitação da Caixa, Ricardo Darós, informou às famílias sobre as etapas necessárias do projeto habitacional e os processos que já foram concluídos e quais ainda são necessários até o início da construção das casas. A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Juciane Saul, afirmou que a pasta acompanhará o cadastro individual das famílias garantindo que todos os beneficiários sejam contemplados no novo empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

Brizola reforçou seu compromisso com as famílias em acompanhar as atualizações do processo. Como encaminhamento, o vereador Brizola propôs uma nova reunião de atualização para a primeira semana de março. Além disso, o vereador solicitou que, logo após a assinatura do contrato, seja realizada uma visita ao terreno em Canudos junto com a comitiva de moradores. 

Conforme Brizola, esse movimento de diálogo é fundamental neste processo para que as famílias que já estão há tanto tempo aguardando, pelo menos, se sintam inseridas no processo e possam acompanhar as evoluções dos processos.

Texto elaborado por Gabriele Soares, assessora parlamentar do Enio Brizola.

registrado em: