13/09/2017 - Gabinete: Vereador Issur Koch sugere programa Cata-Treco

por Jaime Freitas última modificação 23/01/2018 19h47

Na sessão da última quarta feira, 13, o vereador Issur Koch encaminhou ao Poder Executivo, uma indicação onde sugere a criação do programa “Cata-Treco” em Novo Hamburgo.

O programa será destinado à coleta de materiais inservíveis à população, que devem ser imediatamente utilizados, reciclados ou descartados de maneira correta. Os materiais recolhidos serão: Sofá, mesa, guarda-roupa, máquina de lavar, fogão, armários em geral, eletrodomésticos, que são parte de resíduos volumosos descartados irregularmente pela população nas vias públicas da cidade, no qual, além de desencadear problemas ambientais, desencadeia, também, problemas voltados à saúde da população, que comete infração e que vive próximo a locais onde são deixados esses volumosos. Afinal, nesses pontos não são colocados apenas os móveis, as pessoas acabam deixando também lixo orgânico, gerando a proliferação de ratos e insetos.

“Outro ponto importante do projeto, é que ele vai livrar os bueiros de sujeiras, uma vez que em dias de chuvas as águas arrastam tudo que vem pela frente, e esses resíduos entopem e podem causar enchentes e transtornos para a população.” complementa Issur.

A ideia seria que a coleta fosse feita preferencialmente nos sábados, com itinerário previamente agendado e informado à população pelos meios de comunicação com, no mínimo, 24 horas de antecedência.

* Texto enviado por Eduardo H. Ferrentz, estagiário de Jornalismo do gabinete do vereador Issur Koch (PP).