12/06/2023 - Vereador Brizola realiza agendas em Brasília

por Luís Francisco Caselani última modificação 12/06/2023 17h51

O vereador Enio Brizola (PT) cumpriu agendas nos Ministérios da Saúde e da Previdência Social na última terça-feira, 6, em Brasília. As reuniões abordaram o retorno da referência do tratamento oncológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a Novo Hamburgo e o pedido de auditoria no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais (Ipasem).

No Ministério da Saúde, a comitiva foi composta pelo vereador Brizola, por Maria Regina Dau e Eneida Suarez, respectivamente presidente e conselheira da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, por Cleber Prodanov, reitor da Universidade Feevale, e acompanhada pelo deputado federal Elvino Bohn Gass.

Na reunião, foram apresentados documentos relatando o transtorno gerado para os pacientes e familiares devido à transferência do tratamento contra o câncer pelo SUS para a cidade de Taquara. Conforme o vereador, “nossa demanda foi acolhida pelo ministério, que se comprometeu a dar prosseguimento à pauta e vir até o estado para um diálogo mais amplo”.

Outra agenda realizada pelo vereador Brizola foi a reunião no Ministério da Previdência Social, acompanhada pelo ministro Carlos Lupi, pelo deputado Bohn Gass e pelas servidoras Luciana Martins e Rosane de Moura, presidente e vice do Sindicato dos Professores Municipais de Novo Hamburgo.

Na reunião, o vereador entregou ao ministro o relatório gerado pela Comissão Especial de Enfrentamento à Crise do Ipasem com recomendações para sanar a crise do instituto previdenciário hamburguense. O sindicato também protocolou pedido de auditoria externa no Ipasem, reforçado por abaixo-assinado.

De acordo com Brizola, “a equipe técnica e o ministro Carlos Lupi se comprometeram a estudar os documentos e, se necessário, delegar uma equipe do ministério para acompanhar os desdobramentos da pauta”.

O vereador também entregou ao Ministério das Cidades a demanda de retomada do Programa Minha Casa, Minha Vida para viabilizar a conclusão da construção de casas que faziam parte do programa, interrompido no governo passado.

* Texto de Gabriele Soares, estagiária de Jornalismo no gabinete do vereador Enio Brizola.