10/11/2023 – Projeto aprovado de Lourdes Valim cria “Semana de Combate a Relacionamentos Abusivos”

por Jaime Freitas última modificação 10/11/2023 16h59
10/11/2023 – Projeto aprovado de Lourdes Valim cria “Semana de Combate a Relacionamentos Abusivos”

Foto: Maira Kiefer/CMNH

Nessa semana, ocorreu a 1ª e 2ª votação do projeto de lei nº 36/2023 de autoria da vereadora Lourdes Valim (Republicanos), que foi aprovado por unanimidade. O texto tem como tema o alerta a jovens e adultos sobre as relações abusivas, com o objetivo promover a reflexão e fomentar o debate sobre esse tipo de relacionamento e seus reflexos para os envolvidos, suas famílias e para a sociedade.

Os dados da Organização Mundial de Saúde apontam que o Brasil ocupa a 5ª colocação no ranking de países com maior número de feminicídios. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, entre os anos de 2016, 2017 e 2018, 3.200 mulheres morreram vítimas de feminicídio no Brasil. As relações abusivas ocorrem em todas as camadas sociais, profissionais, familiares em jovens e em todas idades.

Você sabe detectar se está em uma relação abusiva? Sinais como invasão de privacidade, manipulação do dinheiro do parceiro, controle e ciúmes excessivos, agressões verbais que podem evoluir para física, domínio sobre a vítima e abalo de autoestima, são motivos para alerta.

A importância dessa semana de conscientização para os mais jovens é sem dúvidas, fundamental, precisamos alertá-los sobre esse assunto que por anos ficou sem ser discutido, muitas vezes já no primeiro relacionamento ficam presos a uma relação que causa ‘dor, mas que se camufla por trás de sentimentos e promessas de amorosas que nunca ocorrem”. Relata a Vereadora Lourdes Valim.

O projeto prevê que essa semana de combate aos relacionamentos abusivos ocorra na segunda semana de junho, que antecede o dia dos namorados, através de rodas de conversas e palestras, seminários, informativos, para conscientização dos jovens e a população, entre outras ações.

 

Meu compromisso sempre foi em defesa das mulheres, jovens e idosos.

DIGA NÃO AO AMOR QUE FERE! Fala Lourdes Valim.

registrado em: